Turbonomic otimiza carga e eficiência em ambientes multicloud

O papel do Turbonomic é otimizar o uso da cloud e garantir o desempenho das aplicações antes que eles afetem a experiência do usuário. A ferramenta é uma plataforma de gerenciamento de recursos da IBM, orientada por inteligência artificial, capaz de otimizar o tempo, identificar problemas de alocação de recursos na Cloud e solucioná-los em tempo real e de forma autônoma.

Indicado para empresas com um grande volume de máquinas virtuais seja em cloud pública ou privada, o Turbonomic está enquadrado na categoria ARM (Application Resource Management), ou seja, ele gerencia o que cada a aplicação demanda, pegando logs de comportamento da aplicação e visualizando o consumo ao longo do tempo, tudo de forma automática. Neste último caso, o sistema envia uma sugestão de mudança e o comando fica a cargo de quem estiver à frente. No entanto, a ideia mesmo é que o gerenciamento seja feito de forma automática.

Sendo assim, o principal objetivo do Turbonomic é garantir que recursos sejam usados na medida certa, nem mais, nem menos, em cada aplicação. Um exemplo clássico é o caso de uma cloud pública como a AWS (Amazon Web Services), que geralmente cobra das empresas conforme o volume de recurso usado. Com o gerenciamento via Turbonomic cada aplicação irá sempre gastar o ideal, garantindo economia e uso correto de recursos sem perda de desempenho.

Funcionamento

Por meio de um Dashboard é possível ver qual o consumo de recursos que cada componente da aplicação demanda em um servidor. A partir daí, havendo necessidade, ele irá sugerir redimensionar o espaço de memória, o disco ou até dispensar o uso de um processador, por exemplo. Em outras palavras, o Turbonomic irá realocar recursos para que cada aplicação flua em níveis adequados.

 

5 motivos para a sua empresa começar a usar o Turbonomic

1. Menos gastos com Cloud Pública

Para gastar menos com a Cloud Pública é preciso dimensionar corretamente a carga de trabalho de cada aplicação, manter os recursos em níveis adequados para evitar perda de desempenho e usabilidade e, ao mesmo tempo, não sobrarem recursos, evitando gastos excessivos. A melhor forma de fazer isso é automatizando o processo, com uma aplicação capaz de analisar em tempo real o workload e redimensionar os recursos. Dessa forma, é garantido que não estará desperdiçando dinheiro, pois geralmente a tendência é sempre estimar com folga os recursos para evitar problemas de desempenho.

2. Aumentar a capacidade da Cloud Privada

Da mesma forma que na Cloud Pública, ao aplicar a mesma análise, otimização e automação é possível garantir o melhor uso da Cloud Privada. Em geral, isso significa rodar mais aplicações na mesma infraestrutura, otimizando o investimento em CAPEX e obtendo mais benefícios sobre a infraestrutura atual.

3. Aumentar a produtividade do time de TI

Automatizando a alocação de recursos para as aplicações em Cloud é possível reduzir significativamente o trabalho para planejar, gerenciar e suportar esta infraestrutura , gerando economia de tempo para o time de TI, que poderá se dedicar às atividades estratégicas.

4. Time to market

O ganho de agilidade em suportar em tempo real a alocação de recursos para aplicações significa menos problemas nas aplicações e deployment mais rápido, pois o tempo de planejamento é reduzido.

5. ESG - Environmental, Social and Governance

Ao economizar o uso de recursos, haverá economia de energia e redução do footprint de carbono, sendo ainda possível rodar mais aplicações sem a necessidade de novos recursos.

 

Ganhos reais de produtividade

A Forrester Research, empresa especializada em relatórios de pesquisa de tecnologia e análises em áreas incluindo computação, software, redes, internet e telecomunicações, foi contratada pela IBM para conduzir um estudo sobre o ROI (Retorno Sobre o Investimento) do uso do Turbonomic em alguns clientes.

Para entender melhor os benefícios, custos e riscos associados ao investimento na ferramenta, a pesquisa entrevistou cinco clientes, todos tomadores de decisão e com experiência no uso do Turbonomic

Antes de usar o Turbonomic, os entrevistados enfatizaram suas dificuldades para encontrar o equilíbrio entre fornecer os recursos com precisão para as suas aplicações e manter os custos sob controle. Algumas organizações estavam super alocando recursos, gerando ineficiências e custos excessivos, enquanto outras citaram sub-alocar recursos para reduzir custos ao negócio. A equipe de TI, sempre pressionada a reduzir custos de infraestrutura local e de nuvem pública, ainda lidaria com problemas de desempenho e constantes reclamações de usuários finais e clientes a respeito do baixo desempenho das aplicações.

Após a implantação do Turbonomic, os entrevistados disseram que suas organizações foram capazes de otimizar os níveis de recursos de forma dinâmica e com melhor dimensionamento de suas demandas do negócio, automatizando em tempo real, o que gerou um ganho significativo de produtividade. Isso garantiu também a eficiência de custos tanto no Data Center como em nuvem pública, aliviando a sobrecarga da área de TI, a qual seria responsável por manter todo esse equilíbrio.

Busque parceiros que possam ajudar nesta jornada

A Icaro Tech atua neste mercado há mais de duas décadas, transformando os negócios por meio de automações. É parceira de grandes vendors como IBM, Red Hat, BMC, Everflow e Zendesk, e conta com times técnicos capacitados em consultorias para a transformação digital de seus clientes, melhorando as operações, desenvolvendo novas tecnologias e implementando soluções, integrações e automações entre sistemas de monitoração e serviços gerenciados. Fale com a gente!

    01/08/2022
    Inteligência artificial em telecomunicações: um investimento inadiável

    Ricardo PalmiscianoSolutions Advisor   As projeções da Anatel indicam que o setor de telecomunicações investirá R$33,5 bilhões ao longo de 2022, valor 20% maior em relação ao ano passado, sinalizando ainda que os montantes continuarão crescendo nos próximos anos. A concorrência acirrada por reter e ganhar clientes, bastante característica da área, é um dos fatores […]

    LEIA MAIS
    13/05/2022
    Turbonomic otimiza carga e eficiência em ambientes multicloud

    O papel do Turbonomic é otimizar o uso da cloud e garantir o desempenho das aplicações antes que eles afetem a experiência do usuário. A ferramenta é uma plataforma de gerenciamento de recursos da IBM, orientada por inteligência artificial, capaz de otimizar o tempo, identificar problemas de alocação de recursos na Cloud e solucioná-los em […]

    LEIA MAIS
    05/05/2022
    O Process Mining pode e deve ser aplicado em processos focados no cliente

    Com as informações obtidas e descobertas pelo Process Mining, é possível verificar a conformidade de procedimentos, pontos de desvios, motivos e tendências pelo qual os clientes escolhem uma ou outra opção oferecida pelo chatbot no atendimento, comparações de comportamentos entre diferentes situações de forma visual, pontos de retrabalhos, lentidões, gargalos e muito mais.

    LEIA MAIS

    CAMPINAS

    TEL.: +55 19 3731.8300

    SÃO PAULO

    TEL.: +55 11 3509.3000

    RIO DE JANEIRO

    TEL.: +55 21 3514.5900

    MIAMI

    TEL.: +1 305 424.8946
    A Icaro Tech atua na Transformação Digital das empresas, através de Automação com foco em Eficiência Operacional e Experiência do Usuário.
    linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram