O crescimento dos Microsserviços e a importância das APIs
Uma boa definição de microsserviços é apresentada pela Red Hat:
Microsserviços são uma abordagem de arquitetura para a criação de aplicações. O que diferencia a arquitetura de microsserviços das abordagens monolíticas tradicionais é como ela decompõe a aplicação por funções básicas. Cada função é denominada um serviço e pode ser criada e implantada de maneira independente. Isso significa que cada serviço individual pode funcionar ou falhar sem comprometer os demais.
Aos poucos, as aplicações de mercado, assim como as funções de rede (VNF), estão migrando para esse tipo de arquitetura. As vantagens são diversas:
- Escalabilidade das aplicações.
- Aplicações mais resilientes.
- Facilidade na manutenção e evolução.
- Facilidade no upgrade dos produtos.
- Menor time-to-market.
No entanto, para migrar, criar ou rodar aplicações baseadas em microsserviços, é necessário que a infraestrutura esteja pronta para a utilização e gerenciamento de Containers.
Leia Também:
Como a Inteligência Artificial está recriando a experiência do usuário
A Icaro Tech pode ajudar os clientes nessa jornada, implementando uma plataforma de cloud privada para execução e gestão de aplicações conteinerizadas, como o IBM Cloud Private, que roda e gerencia os Containers e auxilia na migração das aplicações monolíticas para microsserviços.
A importância das APIs
As APIs também fazem parte dessa nova arquitetura, já que, com o desacoplamento dos componentes de software, elas são as principais responsáveis pela comunicação entre esses componentes, além de expor e controlar os serviços disponíveis no ambiente, sejam eles baseados em microsserviços ou aplicações monolíticas.
Ao organizar, documentar e catalogar todos os serviços em APIs, as empresas podem modernizar as suas aplicações em fases e tirar proveito das vantagens que as arquiteturas baseadas em microsserviços podem trazer.
Assista ao vídeo sobre DevOps:
O que você precisa saber sobre DevOps
A Icaro Tech está desenvolvendo e organizando soluções que utilizam o conceito de APIs e aconselhando os clientes a fazerem isso. Por exemplo:
- Framework para Gestão de Rede Híbridas, que baseia-se na criação de uma camada de Rede como Serviços (NaaS), que entrega as funções de rede por meio de APIs.
- Framework de Automação Inteligente, cujas interações e funções de automação podem ser expostas como serviços via API e consumidas por todas as áreas da empresa.
- Framework de Automação do Atendimento ao Cliente, com toda a infraestrutura cognitiva estruturada em APIs.
Quer saber mais sobre as soluções da Icaro Tech?
Fale com nossos especialistas em sales@icarotech.com