MWC 2016, Dia 1
Do Telefone Móvel à Mobilidade. Da Mobilidade à integração e inclusão.
O MWC começou! E começou mostrando uma grande evolução, de um evento que iniciou focado em tecnologia de Telecom (GSM) para um evento sobre mobilidade. Ainda contempla tecnologias móveis (foco em 5G) e grandes operadoras e provedores de Telecom, mas está cada vez mais focado na mobilidade e nas suas aplicações.
Se fala muito em 5G. Em geral, ligado a viabilização da capacidade necessária para suportar a evolução da comunicação, do texto para fotos e, mais recentemente, para vídeos, encaminhado para a realidade virtual. Também ouve-se muito sobre os custos de uma economia de escala, mas que ainda assim viabiliza o IOT.
O evento atrai, cada vez mais, novos participantes, incluindo mais soluções de TI, wearables e outras aplicações da mobilidade. O foco passou das operadoras para os usuários. E isto é muito positivo.
Leia Também:
MWC 2016, Dia 3
Neste sentido, é muito oportuno ver as discussões de como a tecnologia pode acelerar transformações e ser um fator de integração. Dois exemplos.
Mobile Banking como viabilizador de empréstimos de pequeno valor para não bancarizados. Pessoas que hoje só tem acesso a financiamentos informais com custo se transação e juros muito altos.
Assista ao nosso IcaroCast:
O que Process Mining tem a ver com Hyperautomation_IcaroCast #006
Ou ainda, a discussão estimulada por Mark Zuckerberg de levar a internet a todos os 4B de pessoas que ainda não tem acesso. Suas iniciativas incluem soluções inovadoras, como drones do tamanho de um 747 e com o peso de um carro, mas que podem viabilizar questões de custo e alcance. Além disto, ainda provoca as operadoras para conciliarem a evolução tecnológica do 5G para usuários de maior poder aquisitivo com a universalização de acesso.
Certamente veremos mais no futuro próximo. Quem sabe ainda nos próximos dias? Fique ligado!