Do RPA para Hiperautomação

Para seguir o caminho da excelência operacional digital, o papel do RPA deve ser redefinido dentro de uma estratégia de hiperautomação.
Veja quais pontos você deve considerar antes de iniciar essa jornada

 

Na corrida pela digitalização, o Robotic Process Automation (RPA) é uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas, hoje. Por ser uma tecnologia simples e eficiente, o RPA é normalmente introduzido antes de outras automações, como forma de acelerar a execução de atividades repetitivas, navegar em sistemas web, integrar e extrair sistemas, alimentar a interação entre clientes e fornecedores, entre outras funções.

A importância do RPA para as organizações é inegável: a capacidade de reduzir as tarefas humanas com a tecnologia é, em média, de 40%. Contudo, o mercado está descobrindo que o RPA não resolve todos os problemas de uma organização e, está percebendo a importância de uma estratégia organizacional de hiperautomação.

Segundo o relatório “Move Beyond RPA to Deliver Hyperautomation”, do Gartner, o RPA pode fornecer um alívio rápido, como uma forma não invasiva de integração. Porém, nem sempre os processos de uma empresa são simples, rotineiros, repetitivos e estáveis. Ainda segundo o Gartner, há falta de orientação para ajudar as organizações a integrar o RPA com outras ferramentas, dificultando a automação do processo de ponta a ponta.

O verdadeiro desafio com o RPA é escalar, já que alguns processos rotineiros não podem ser resolvidos por uma única ferramenta ou por estratégias isoladas. Para avançar com processos de longa duração e de tomadas de decisão, é preciso continuar a jornada da automação com ferramentas mais robustas.

A hiperautomação orientada para negócios, refere-se a uma abordagem onde as organizações identificam e automatizam o maior número de processos. Este tipo de estratégia envolve o uso orquestrado de tecnologias, ferramentas e plataformas avançadas, como Inteligência Artificial, Descoberta de Processos, Process Mining, Low Code, Motor de Regras de Negócio, iBPMS, iPaaS e, também inclui o RPA.

 

O caminho para hiperautomação

O Gartner diz que tudo o que pode e deve ser automatizado, será automatizado. No entanto, existem muitas iniciativas digitais ou de automação com a chamada “dívida de processo”, que é causada por um conjunto extenso e caro de projetos sustentados por tecnologias de retalhos que, muitas vezes, não são otimizados, conectados e consistentes.

Esses aspectos podem colocar em risco a velocidade, eficácia, democratização da automação e integração de dados, além dos objetivos de negócio e a proposta de valor de uma marca. Por isso, a hiperautomação compreende uma gama de ferramentas que podem auxiliar na automação, mas também se refere à sofisticação dessas automações e sistemas.

Para seguir o caminho da excelência operacional digital, o papel do RPA deve ser redefinido dentro de uma jornada de hiperautomação. Redução de custos operacionais, direcionamento do esforço humano para atividades analíticas e de maior valor agregado, ações mais assertivas, mais segurança, mais qualidade, atendimento padronizado, etc, são algumas das vantagens deste tipo de tecnologia.

Leia também: Hiperautomação: porque esta é uma das principais tendências do Gartner e você deve saber mais sobre ela

Mas, iniciar a jornada de hiperautomação dentro de uma companhia pode trazer desafios para os líderes. Por isso, é importante considerar alguns pontos antes de iniciar essa jornada:

  • Planeje um roteiro estratégico de longo prazo, alinhando as automações com os objetivos do seu negócio (receita, custos, riscos);
  • Faça um mapeamento dos seus processos, identifique gaps, veja o que pode ser otimizado, sistematizado, o que pode escalar e evoluir;
  • Construa uma estratégia de hiperautomação e determine o papel do RPA. Escolha as tecnologias complementares conforme os problemas encontrados no mapeamento. Analise e insira as tecnologias da caixa de ferramentas de Digital Ops Toolbox (Descoberta de Processos, Process Mining, Low Code, Motor de Regras de Negócios, iBPMS, iPaaS)
  • Aumente a integração dos processos, inserindo progressivamente aplicativos de IA com as ferramentas Digital Ops;
  • Desenvolva seu projeto, comece com piloto/MVPs até a avaliação dos ganhos, instrumentação, monitoração e alinhamento;
  • Garanta o uso de técnicas multidisciplinares de governança e de segurança;
  • Analise os KPIs e faça melhorias contínuas; tenha métricas bem definidas e avalie seus ganhos;
  • Prefira um mapeamento holístico de iniciativas coletivas, em vez de ilhas de automação de tarefas.

 

Quer saber mais? Entre em contato com a Icaro Tech e inicie sua jornada de hiperautomação.

A Icaro Tech atua no mercado transformando os negócios através de automação há mais de 23 anos. Somos parceiros IBM e Red Hat. Contamos com profissionais acreditados e capacitados para impulsionar a estratégia de automação da sua empresa.

    02/12/2022
    Sua empresa está engajada em revolucionar o atendimento aos clientes?

    Sua empresa está engajada em revolucionar o atendimento aos clientes? Proporcionar boas experiências aos seus públicos-alvo deve ser um dos mantras de toda empresa que almeja ascensão e sucesso nos negócios. Cada vez mais, os clientes querem resolver suas necessidades de maneira ágil, instantânea, pelo celular, e – se possível – sem contatar a companhia […]

    LEIA MAIS
    28/11/2022
    Revolucionar o atendimento aos clientes é possível - e nós podemos provar

    Revolucionar o atendimento aos clientes é possível - e nós podemos provar Com modernização e aprimoramento de ferramentas já existentes, sua organização consegue proporcionar excelentes experiências aos seus públicos Por Ricardo Palmisciano e Antonio Ideguchi Proporcionar boas experiências aos seus públicos-alvo deve ser um dos mantras de toda empresa que almeja ascensão e sucesso nos […]

    LEIA MAIS
    27/10/2022
    Telecom: a transformação digital nas empresas de telecomunicação

    A transformação digital nas empresas de telecomunicação As empresas de telecomunicação estão passando por uma grande transformação. As operadoras precisam se reinventar, mais uma vez, para implementar novos serviços tracionados pelo 5G, com um modelo operacional cada vez mais complexo. Conversamos durante o Futurecom 2022 com Luciano Alves, CEO da Zabbix e Laerte Sabino, CEO […]

    LEIA MAIS

    CAMPINAS

    TEL.: +55 19 3731.8300

    SÃO PAULO

    TEL.: +55 11 3509.3000

    RIO DE JANEIRO

    TEL.: +55 21 3514.5900

    MIAMI

    sales@icarotech.com
    A Icaro Tech atua na Transformação Digital das empresas, através de Automação com foco em Eficiência Operacional e Experiência do Usuário.
    linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram