Como fazer uma gestão de alta performance dos projetos

hello world!
Como fazer uma gestão de alta performance dos projetos

Com o OKR e o Scrum, os gestores alcançam os objetivos e metas traçados, sem perderem o foco do que é prioritário para os negócios

Não é segredo que a alta demanda de trabalho somada à velocidade que as mudanças acontecem no universo corporativo - ocasionadas pela constante chegada das novidades tecnológicas e pela competitividade excessiva do mercado - impedem que os gestores façam uma gestão de alta performance dos projetos com foco em resultados. O que resulta em metas inalcançadas.

Levando esse cenário em consideração, que infelizmente, se tornou “normal” no dia a dia corporativo, sabemos que é muito fácil as empresas e os gestores se perderem dos objetivos estratégicos traçados, terem dificuldades de priorização e, por conta disso, tomarem decisões que não levam ao cumprimento das metas estabelecidas.

Pensando nessa problemática, a Icaro Tech preparou dicas valiosas para a sua companhia evitar que situações como essa aconteçam e impactem diretamente o andamento dos negócios.

Leia Também: 
UX Design em projetos B2B

Para conseguir alcançar os resultados esperados e, de quebra, fazer uma gestão de alta performance dos projetos, é crucial contar com o auxílio de metodologias que ajudem a manter o foco nos objetivos corretos, como o OKR.

A filosofia ágil está cada vez mais presente em diferentes áreas das organizações latino-americanas, como mostra a pesquisa ‘A Agilidade na América Latina 2022: de Agile a Agility’, realizada pelo MIT Technology Review.

O estudo apurou o grau de impacto da implementação da agilidade, e os principais foram:

  • Maior visibilidade das iniciativas (63% dos entrevistados)
  • Rapidez na entrega de produtos ou serviços (60%)
  • Alinhamento entre negócio e TI (59%)
  • Aumento de produtividade (56%)
  • Maior capacidade para lidar com mudança de prioridades (56%)
  • Aumento da moral da equipe (52%).

Isso quer dizer que, independentemente dos projetos serem de TI ou não, utilizar metodologias ágeis como ferramenta é uma excelente estratégia de negócio, uma vez que essas técnicas atuarão como norteadoras do caminho certo a ser seguido, sempre evidenciando a direção que levará ao cumprimento das metas.

Adotar, por exemplo, o OKR junto com o Scrum é uma decisão que pode potencializar demais a gestão dos seus projetos, porque melhora a visão estratégica, auxilia na definição dos objetivos, mostra os caminhos para medir os KRs e impede que os projetos saiam da direção certa.

Ao unir estas duas metodologias, as atividades que entram na timeline de produção devem, obrigatoriamente, estar atreladas aos resultados-chave e aos objetivos. Isso faz com que seu time não desfoque das metas ou não se perca nos objetivos finais. Além disso, com o OKR e o Scrum é possível estabelecer questões importantes, como:

  • Definição de objetivos claros entre todos os envolvidos;
  • Direcionamento na priorização do backlog;
  • Entregas totalmente alinhadas com os objetivos;
  • Foco nos resultados mantendo toda a equipe na direção certa;
  • Mensurar, através dos resultados-chave, o caminho correto para o cumprimento dos objetivos.

Assista ao nosso IcaroCast:
Assessment para Transformação Digital

Porém, para aderir às metodologias ágeis com o intuito de não só entregar ao mercado produtos e serviços mais rapidamente, mas sim de ter um melhor controle da gestão dos projetos, é necessário engajar todos os níveis da organização.

Assim, todos, sem exceção, conseguem ver os reais impactos positivos que o OKR e o Scrum trazem para seus trabalhos, além de entender, de fato, a finalidade de cada entrega.

Você sabia que, quando bem aplicados dentro dos projetos, ambas as metodologias podem, inclusive, ajudar a eliminar o overhead, impactando de forma benéfica as finanças do negócio? Isso quer dizer que não se trata apenas de ser o mais rápido do mercado em termos de lançamentos - os benefícios do OKR e do Scrum melhoram significativamente o controle dos projetos e apoiam substancialmente no atingimento dos objetivos, evitando que sua empresa não consiga cumprir as metas estabelecidas e, consequentemente, auxilia no andamento dos negócios.

Pense nisso, seja ágil e faça uma gestão de alta performance.


Eduardo Carron
PMO na Icaro Tech

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram