O papel da automação de TI na transformação de negócios

Gabriel Araújo

Antonio Ideguchi | Arquiteto de Soluções | Customer Success

DISRUPÇÃO TECNOLÓGICA

A disrupção através da tecnologia gerou uma urgência de Transformação Digital e Transformação dos Negócios em todos os nichos de indústria, direcionado por tendências emergentes como inteligência artificial e aprendizado de máquina, exigindo que as empresas se adequem e prevejam os próximos passos para entregar cada vez mais valor aos clientes, simultaneamente garantindo a estabilidade dos sistemas existentes durante a modernização de seus processos.

TI é o centro da disrupção, direcionando estratégias de modernização, trazendo novas tecnologias para melhorar a competitividade das soluções e identificando novas oportunidades de negócio em meio ao ecossistema em constante mudança de ferramentas, soluções e necessidades.

No início da jornada de Transformação dos Negócios, os principais pontos a se endereçar são a Automação e a Orquestração de TI, que servirão de fundação para acelerar a Transformação Digital e habilitar finalmente a Transformação de Negócios de maneira eficiente e estruturada:

  1. Automação de TI: automatizar tarefas individuais e garantir eficiência e acurácia de execução;
  2. Orquestração de TI: consolidar tarefas automatizadas em fluxos de execução, acelerar implementação e controlar processos;
  3. Transformação Digital: aplicar metodologia DevOps, desenvolver software nativo de nuvem, adotar Infraestrutura Ágil e Everything as Code;
  4. Transformação de Negócios: inovação, execução de idéias, reagir ao mercado, ser relevante para os clientes.

AUTOMAÇÃO & "EVERYTHING AS CODE"

A automação dos processos de TI consiste em automatizar tarefas, processos em lote e fluxos de trabalho repetitivos, demorados, ou sujeitos a erros, além de beneficiar os times responsáveis em tópicos como:

  • Redução de custos operacionais
  • Melhorar o processo de RCA (root cause analysis)
  • Reduzir a complexidade no gerenciamento de infraestrutura
  • Melhorar processos de gestão de capacidade
  • Garantir SLAs
  • Reforçar segurança e e simplificar auditorias

Ao aplicar a automação, os profissionais de TI podem otimizar sua rotina de trabalho, direcionando esforços para tarefas que agregam maior valor ao fluxo de negócio, e amplificando o potencial de criatividade necessário no processo de inovação.

O surgimento da metodologia DevOps - que preza por um modelo de responsabilidades compartilhadas entre o time de Desenvolvimento e Operações para amplificar o valor ao cliente - associado a evolução dos sistemas em nuvem, impulsionou o surgimento de novas tecnologias voltadas a acelerar o processo de criação, manutenção e evolução de soluções nativas de nuvem, e contribuiu diretamente na cunhagem do termo "Everything as Code".

Em sua essência, "Everything as Code" se resume a automação de todos os processos da estrutura de TI através de código reutilizável gerenciado em um repositório de controle de versão, desde o provisionamento e configuração de infraestrutura e rede, gestão de configuração, construção e entrega de software, testes, monitoração e operação. Ao tratar todos os elementos como código, a metodologia de gerenciamento e controle de soluções é padronizada, proporcionando maior colaboração entre Desenvolvimento e Operações e gerando ganhos operacionais significativos.

ESCOLHENDO UMA SOLUÇÃO DE AUTOMAÇÃO

O crescimento desconexo das iniciativas de automação dentro de uma organização para atender necessidades específicas de cada área do negócio gera um desenvolvimento descontrolado e desprovido de padronização, desperdício de tempo e recursos, e dificuldade de reuso.

O cenário ideal é que haja uma solução centralizada que atende diversos casos de uso e que uniformize o modo como as automações são desenvolvidas, executadas e compartilhadas. Ao escolher uma solução de automação de TI, é necessário atentar-se a alguns pontos:

  • Simplicidade
  • Reusabilidade
  • Colaboração
  • Controle
  • Observabilidade

Um exemplo interessante de solução é o Red Hat Ansible Automation Platform, fornecendo um conjunto completo de ferramentas: motor de automações, portal robusto e seguro de administração e compartilhamento, repositórios públicos com automações prontas para utilização e suporte de um dos mais importantes players do mercado, a Red Hat.

O principal elemento do Red Hat Ansible Automation Platform é o Ansible Engine, solução de automação de código aberto amplamente adotada pela indústria, que permite descrever em formato de código fonte simples e legível os mais diversos fluxos de trabalho, contando com mais de 1700 integrações através de módulos compatíveis com sistemas operacionais, dispositivos de rede e segurança, distribuições Kubernetes, CMDBs, além dos principais provedores de nuvem pública.

Adicionalmente a Red Hat construiu um ecossistema integrado de soluções que transformam o Ansible em uma solução enterprise-grade através do Ansible Tower (visualização e gestão de implantações complexas), Automation Analytics (análise e geração de relatórios gerenciais), e o Ansible Content Collections (controle e distribuição de conteúdo pré-criado, incluindo funcionalidades de parceiros certificados), tornando o Red Hat Ansible Automation Platform uma escolha segura e confiável para automação de TI.

COMO PODEMOS AJUDAR?

A Icaro Tech atua no mercado transformando os negócios através de automação há mais de 20 anos. Somos parceiros IBM, BMC, Genesys e Red Hat e contamos com profissionais acreditados e capacitados para impulsionar a automação dentro das organizações.

Atuamos desde a concepção do projeto – com assessments e análise do negócio – até a implementação, evolução (melhoria contínua) e gerenciamento dele através de uma equipe altamente qualificada de serviços gerenciados.

Preencha o formulário abaixo e solicite uma reunião consultiva com nossos especialistas para entender mais sobre como podemos ajudar nos seus desafios de transformação digital e na implementação da hiperautomação na sua empresa.

    14/07/2021
    A importância do atendimento omnichannel

    Empresas precisam adequar seu atendimento a perfis de clientes cada vez mais diferentes A digitalização das empresas foi acelerada com a pandemia e novos hábitos foram desenvolvidos pelos consumidores. Segundo a pesquisa Webshoppers, da consultoria Ebit/Nielsen, em conjunto com a Bexs Banco, em 2020 as compras online bateram recorde histórico no Brasil com um faturamento […]

    LEIA MAIS
    28/06/2021
    Os robôs também falham

    Gilson MissawaHead de Marketing e Ofertas A automação dos processos e atividades no ambiente de TI podem ser feitos de diversos modos: integração, desenvolvimento de sistemas, uso de plataformas de automação, sistemas de tomada da decisão, inteligência artificial ou mesmo com o uso de robôs (RPA - robotic process automation). Nos últimos anos, o RPA […]

    LEIA MAIS
    28/05/2021
    5 recomendações em implantações de Control-M

    O BMC Control-M é uma excelente ferramenta, mas com o aumento do uso, encontramos no alguns problemas nesses ambientes. Confira então 5 recomendações para implantações de Control-M para você se atentar e evitar cair nelas.

    LEIA MAIS

    CAMPINAS

    TEL.: +55 19 3731.8300

    SÃO PAULO

    TEL.: +55 11 3509.3000

    RIO DE JANEIRO

    TEL.: +55 21 3514.5900

    MIAMI

    TEL.: +1 305 424.8946
    A Icaro Tech atua na Transformação Digital das empresas, através de Automação com foco em Eficiência Operacional e Experiência do Usuário.
    linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram