Operações de rede e tecnologia 5G: o que esperar para 2022?

Desde a década de 1980, com o surgimento das comunicações móveis, a tecnologia tem evoluído constantemente. A partir de 2010, posteriormente à expansão da banda larga móvel, começamos a imaginar quais seriam os próximos passos. Hoje, é possível notar que o 5G está caminhando a passos largos para revolucionar o mercado e a indústria com uma conectividade melhor e mais segura. Após a primeira rodada de leilões promovida - com arrecadação de R$ 47,2 bilhões por 85% das faixas de frequência - há uma grande expectativa para o avanço da tecnologia 5G no país já nos próximos anos.

Segundo um levantamento da IBM, 94% dos executivos de telecomunicações enxergam que essa nova tecnologia será capaz de melhorar a capacidade de resposta operacional nos próximos cinco anos. Com o entendimento das empresas sobre quais faixas poderão operar, o próximo passo é intensificar os investimentos em infraestrutura e acessibilidade para tornar viável a utilização. Contudo, é possível identificar que o 5G será um salto gigantesco em relação ao 4G. A começar pelas diferenças:

  • A largura da banda é maior, permitindo uma maior taxa de transferência de dados (upload e download);
  • Menor latência, ou seja, uma diminuição do tempo que as informações percorrem o caminho até o seu destino final;
  • Mais estabilidade de conexão, tornando possível uma maior quantidade de equipamentos ligados à rede, viabilizando aplicações massivas de IoT.

Para o setor de agronegócio, por exemplo, este é um grande avanço no que diz respeito à possibilidade de conexões mais rápidas, seguras e de grande alcance, principalmente para aplicações deo IoT. Mas não é só isso. Empresas instaladas em grandes centros urbanos poderão utilizar o 5G com uma maior liberdade para realização do trabalho remoto. Uma evolução para o home office, também chamado de anywhere work (ou trabalho de qualquer lugar, na tradução livre).

Como será o processo de implementação?

Do ponto de vista do segmento de telecomunicações, haverá diversas mudanças em relação ao uso do 4G. Um dos pontos que está sendo colocado para o desenvolvimento da rede 5G é a utilização de redes virtualizadas e definidas por software de forma mais intensiva. Essa alteração fará com que todo o processo de implementação, provisionamento, configuração e monitoração sofra alterações significativas.

Além disso, é importante para as empresas que as soluções de gerenciamento atendam tanto a nova rede como a rede legada (2G, 3G e 4G). Toda gestão dessas redes utilizará conceitos como self-healing e zero-touch operation, ou seja, se autoprograma e repara os problemas de maneira independente.

Leia também: Desativação das redes 2G e 3G: o que isso significa?

Desafios das empresas

Um dos principais desafios mapeados pelas empresas de telecomunicações, em termos de infraestrutura, é como acelerar este processo de implementação de maneira segura e funcional. Uma alternativa é utilizar o núcleo da rede 4G e introduzir antenas com tecnologia 5G (também chamado de implementação non-standalone - NSA). Isso pode agilizar o go-to-market, mas não vai contribuir muito para o fortalecimento desta nova tecnologia no Brasil. O maior ganho acontecerá quando o núcleo da rede e as antenas 5G estiverem em operação, ou implementação standalone (SA).

As redes standalone possuem um tempo de implentação maior, mas representarão um significativo avanço em termos de velocidade de acesso, latência e conectividade, permitindo que os principais casos de uso pensados para a tecnologia 5G consigam ser desenvolvidos.

Participação da Icaro Tech no desenvolvimento do 5G no Brasil

Para oferecer um suporte total para as empresas de telecomunicações no desenvolvimento desta tecnologia, a Icaro Tech é especialista no gerenciamento e provisionamento de redes , provendo serviços para as principais empresas do setor, como foco na transformação digital e automação da operação. Temos know-how para ajudar as empresas a estruturar toda a nova proposta de negócio para o próximo ano. O processo poderá ser acompanhado de perto para a implementação de sistemas de gestão, checando falhas, melhorando o desempenho e ajustando as configurações para que seja extraído o máximo proveito deste novo recurso.

Atuamos no mercado há mais de duas décadas, transformando os negócios por meio de automações. Somamos grandes parcerias com empresas como: IBM, Red Hat, BMC, Everflow e Zendesk, contando com times técnicos capacitados em transformar as estratégias digitais de sua empresa, melhorando as operações, desenvolvendo novas tecnologias e implementando softwares, consultorias, integrações de sistemas e serviços gerenciados.

    02/12/2022
    Sua empresa está engajada em revolucionar o atendimento aos clientes?

    Sua empresa está engajada em revolucionar o atendimento aos clientes? Proporcionar boas experiências aos seus públicos-alvo deve ser um dos mantras de toda empresa que almeja ascensão e sucesso nos negócios. Cada vez mais, os clientes querem resolver suas necessidades de maneira ágil, instantânea, pelo celular, e – se possível – sem contatar a companhia […]

    LEIA MAIS
    28/11/2022
    Revolucionar o atendimento aos clientes é possível - e nós podemos provar

    Revolucionar o atendimento aos clientes é possível - e nós podemos provar Com modernização e aprimoramento de ferramentas já existentes, sua organização consegue proporcionar excelentes experiências aos seus públicos Por Ricardo Palmisciano e Antonio Ideguchi Proporcionar boas experiências aos seus públicos-alvo deve ser um dos mantras de toda empresa que almeja ascensão e sucesso nos […]

    LEIA MAIS
    27/10/2022
    Telecom: a transformação digital nas empresas de telecomunicação

    A transformação digital nas empresas de telecomunicação As empresas de telecomunicação estão passando por uma grande transformação. As operadoras precisam se reinventar, mais uma vez, para implementar novos serviços tracionados pelo 5G, com um modelo operacional cada vez mais complexo. Conversamos durante o Futurecom 2022 com Luciano Alves, CEO da Zabbix e Laerte Sabino, CEO […]

    LEIA MAIS

    CAMPINAS

    TEL.: +55 19 3731.8300

    SÃO PAULO

    TEL.: +55 11 3509.3000

    RIO DE JANEIRO

    TEL.: +55 21 3514.5900

    MIAMI

    sales@icarotech.com
    A Icaro Tech atua na Transformação Digital das empresas, através de Automação com foco em Eficiência Operacional e Experiência do Usuário.
    linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram