Icaro Tech traz soluções que aumentam a eficiência operacional das concessionárias: Empresa chega ao mercado elétrico e espera fechar os primeiros contratos ainda em 2014

hello world!
Icaro Tech traz soluções que aumentam a eficiência operacional das concessionárias: Empresa chega ao mercado elétrico e espera fechar os primeiros contratos ainda em 2014

Trazer soluções que aumentem a eficiência operacional das concessionárias do setor elétrico. É com esse propósito que a Icaro Tech entra no segmento de energia, trazendo sua experiência do setor de telecomunicações.

Laerte Sabino, sócio e diretor de Negócios da companhia, explica que o setor tem uma operação que é crítica, até mais do que o de telecomunicações, e também uma operação grande, distribuída, que usa ativos caros e onde o ganho de eficiência operacional tem um grande apelo. A empresa espera fechar seus primeiros contratos no segmento ainda este ano.

O nosso objetivo é apoiar as concessionárias para que elas possam mais rapidamente perceber onde elas tem uma falta e como podem resolver utilizando os diferentes caminhos de solução, desde uma atuação remota até uma atuação de equipe de campo, passando pela escolha da equipe, proximidade da equipe, tudo para que no final das contas, ela consiga reparar a falta em um menor tempo e com menor custo, explicou Sabino em entrevista à Agência CanalEnergia.

Segundo ele, é possível ter esses parâmetros ao dar visibilidade para as informações que a empresa tem disponível, permitindo uma tomada de decisão mais rápida.

Sabino conta que além de software a empresa também oferece uma consultoria. Na parte de software existem dois produtos principais: o Dash Analytics, que faz a análise das informações, e o Advanced Dashboards, ferramenta que permite aos gestores o acompanhamento, por meio de gráficos, dos principais indicadores de desempenho de uma rede ou infraestrutura.

Já o serviço de consultoria ajuda a operadora a saber qual o ponto a se trabalhar. Não adianta, por exemplo, querer trabalhar numa redução de falta, se a principal causa dessas faltas são descargas elétricas e isso a gente não controla. O que temos que fazer é estar preparados para caso haja uma falta por descarga elétrica, saber reparar de forma rápida, comentou o executivo.

Leia também:
5G: Como as operadoras podem se preparar para a rápida implantação

A Icaro Tech, de acordo com Sabino, começou a olhar para o setor de energia elétrica no ano passado.

Foi basicamente um ano de aprendizado, em que a gente procurou olhar para o mercado, entender e perceber quais eram as especificidades do setor elétrico. Neste ano, a gente trabalhou mais fortemente no ajuste das nossas ofertas, das nossas soluções e esperamos fechar os primeiros contratos até o fim do ano, apontou.

Ele diz que com a entrada do smart grid, a quantidade de informações em uma concessionária crescerá expressivamente.

A capacidade de usar as informações, analisar e torná-las fácil de serem consumidas, é critica, ou seja, a empresa tem mais dados e a capacidade que um operador tem hoje de tomar decisões manuais se tornará um gargalo. O apoio das soluções vai ser fundamental", completa.

Carolina Medeiros, da Agência CanalEnergia, PeD e Tecnologia - 03/10/2014
Leia a matéria aqui

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram