Actionbot aposta da Icaro Tech para ir além dos chatbots
Uma nova geração dos chatbots, capaz de executar ações dos clientes, baseado em mecanismos de inteligência artificial (AI, na sigla em inglês). É dessa forma que a Icaro Tech define sua principal aposta para o ano: o Actionbot.
A solução é desenvolvida com base no Watson, plataforma de computação cognitiva da IBM, empresa a qual a IcaroTech é uma das principais integradoras no Brasil.
Leia Também:
Inteligência artificial (IA) em telecomunicações: um investimento inadiável
O grande objetivo da companhia é provar que a solução vai além de um chatbot comum. O exemplo mais didático para a novidade é o caso de um cliente de TV por Assinatura à procura de um upgrade para seu pacote de canais. No caso dos chatbots, o robô teria capacidade apenas de fornecer as informações sobre preços e planos, passando a um atendimento humano a tarefa de efetuar a troca.
Com o Actionbot, o robô fornece essas informações, o cliente escolhe o upgrade, confirma a escolha e pronto, tudo feito por um robô, em poucos minutos. Ou seja, ele de fato executa as ações em vez de apenas informar o cliente o que deve ser feito.
Assista ao nosso IcaroCast:
ASSESSMENT para Transformação Digital_Icarocast #017
Consolidação
Laerte Sabino, COO e sócio-fundador da Icaro Tech, classifica 2017 como ano de experimentação da solução e aposta que em 2018 o mercado de fato vai adotar a solução em grande escala. Mas as ações já começaram.
Segundo o executivo, cinco empresas de grande porte já estão utilizando a ferramenta, todos contratos fechados no ano passado - três operadoras (para gerenciar operações de campo) - uma delas a Algar Telecom, um prestador de serviço, uma instituição de ensino, além do programa de milhagens Smiles.
Além disso, outros dez testes foram realizados e a expectativa é de concretizar boa parte deles em negócios.
Estamos acreditando também que os clientes atuais vão evoluir seus projetos, aposta Sabino.
O Actionbot representou apenas 15% da receita da companhia em 2017 e a meta é dobrar este número neste ano.
A estimativa de redução de custos com esse projeto para as empresas é de 30% a 40%, completa.