Actionbot é aposta da Icaro Tech para ir além dos chatbots

Uma nova geração dos chatbots, capaz de executar ações dos clientes, baseado em mecanismos de inteligência artificial (AI, na sigla em inglês). É dessa forma que a Icaro Tech define sua principal aposta para o ano: o Actionbot.

A solução é desenvolvida com base no Watson, plataforma de computação cognitiva da IBM, empresa a qual a IcaroTech é uma das principais integradoras no Brasil.

O grande objetivo da companhia é provar que a solução vai além de um chatbot comum. O exemplo mais didático para a novidade é o caso de um cliente de TV por Assinatura à procura de um upgrade para seu pacote de canais. No caso dos chatbots, o robô teria capacidade apenas de fornecer as informações sobre preços e planos, passando a um atendimento humano a tarefa de efetuar a troca.

Com o Actionbot, o robô fornece essas informações, o cliente escolhe o upgrade, confirma a escolha e pronto, tudo feito por um robô, em poucos minutos. Ou seja, ele de fato executa as ações em vez de apenas informar o cliente o que deve ser feito.

Consolidação

Laerte Sabino, COO e sócio-fundador da Icaro Tech, classifica 2017 como ano de experimentação da solução e aposta que em 2018 o mercado de fato vai adotar a solução em grande escala. Mas as ações já começaram. Segundo o executivo, cinco empresas de grande porte já estão utilizando a ferramenta, todos contratos fechados no ano passado - três operadoras (para gerenciar operações de campo) - uma delas a Algar Telecom, um prestador de serviço, uma instituição de ensino, além do programa de milhagens Smiles.

Além disso, outros dez testes foram realizados e a expectativa é de concretizar boa parte deles em negócios. "Estamos acreditando também que os clientes atuais vão evoluir seus projetos", aposta Sabino.

O Actionbot representou apenas 15% da receita da companhia em 2017 e a meta é dobrar este número neste ano. "A estimativa de redução de custos com esse projeto para as empresas é de 30% a 40%", completa.

Computerworld

18/03/2021
Process Mining em Operações - Uma oportunidade subestimada

É difícil encontrar melhor aplicação para Process Mining do que em operações. Eu sei que há toneladas de literatura sobre a aplicação de mineração de processos para P2P (Procure to Pay) e O2C (Order to Cash), em hospitais, jornada do cliente, experiência do usuário. Mas as operações me parecem o paraíso subestimado da aplicação de Process Mining.

LEIA MAIS
18/03/2021
A Economia de APIs: Uma Questão de Sobrevivência Digital

O termo "API Economy" ou "Economia de APIs" se refere a um conjunto de práticas e modelo de negócios orbitando em torno do papel das APIs na economia digital moderna, e diretamente representa a exposição de serviços e recursos digitais de uma organização em forma de interfaces que abstraem o consumo desses recursos.

LEIA MAIS
09/03/2021
Por que a hiperautomação não é só um “hype”?

Nos últimos anos, ouvimos muito sobre a implementação da automação para a realização de tarefas que, antes, só poderiam ser feitas por seres humanos. Tida como um dos pilares da transformação digital, a Hiperautomação foi considerada pelo Gartner como uma tendência global em seu relatório "Top 10 Strategic Technology Trends".

LEIA MAIS

CAMPINAS

TEL.: +55 19 3731.8300

SÃO PAULO

TEL.: +55 11 3509.3000

RIO DE JANEIRO

TEL.: +55 21 3514.5900

MIAMI

TEL.: +1 305 424.8946
A Icaro Tech atua na Transformação Digital das empresas, através de Automação com foco em Eficiência Operacional e Experiência do Usuário.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram