O papel da automação de TI na transformação de negócios

Antonio
Antonio Ideguchi
Arquiteto de Soluções | Customer Success

 

DISRUPÇÃO TECNOLÓGICA

A disrupção através da tecnologia gerou uma urgência de Transformação Digital e Transformação dos Negócios em todos os nichos de indústria, direcionado por tendências emergentes como inteligência artificial e aprendizado de máquina, exigindo que as empresas se adequem e prevejam os próximos passos para entregar cada vez mais valor aos clientes, simultaneamente garantindo a estabilidade dos sistemas existentes durante a modernização de seus processos.

TI é o centro da disrupção, direcionando estratégias de modernização, trazendo novas tecnologias para melhorar a competitividade das soluções e identificando novas oportunidades de negócio em meio ao ecossistema em constante mudança de ferramentas, soluções e necessidades.

No início da jornada de Transformação dos Negócios, os principais pontos a se endereçar são a Automação e a Orquestração de TI, que servirão de fundação para acelerar a Transformação Digital e habilitar finalmente a Transformação de Negócios de maneira eficiente e estruturada:

  1. Automação de TI: automatizar tarefas individuais e garantir eficiência e acurácia de execução;
  2. Orquestração de TI: consolidar tarefas automatizadas em fluxos de execução, acelerar implementação e controlar processos;
  3. Transformação Digital: aplicar metodologia DevOps, desenvolver software nativo de nuvem, adotar Infraestrutura Ágil e Everything as Code;
  4. Transformação de Negócios: inovação, execução de idéias, reagir ao mercado, ser relevante para os clientes.

AUTOMAÇÃO & "EVERYTHING AS CODE"

A automação dos processos de TI consiste em automatizar tarefas, processos em lote e fluxos de trabalho repetitivos, demorados, ou sujeitos a erros, além de beneficiar os times responsáveis em tópicos como:

  • Redução de custos operacionais
  • Melhorar o processo de RCA (root cause analysis)
  • Reduzir a complexidade no gerenciamento de infraestrutura
  • Melhorar processos de gestão de capacidade
  • Garantir SLAs
  • Reforçar segurança e e simplificar auditorias

Ao aplicar a automação, os profissionais de TI podem otimizar sua rotina de trabalho, direcionando esforços para tarefas que agregam maior valor ao fluxo de negócio, e amplificando o potencial de criatividade necessário no processo de inovação.

Leia também: Os Benefícios da Hiperautomação no Managed Services

O surgimento da metodologia DevOps - que preza por um modelo de responsabilidades compartilhadas entre o time de Desenvolvimento e Operações para amplificar o valor ao cliente - associado a evolução dos sistemas em nuvem, impulsionou o surgimento de novas tecnologias voltadas a acelerar o processo de criação, manutenção e evolução de soluções nativas de nuvem, e contribuiu diretamente na cunhagem do termo "Everything as Code".

Em sua essência, "Everything as Code" se resume a automação de todos os processos da estrutura de TI através de código reutilizável gerenciado em um repositório de controle de versão, desde o provisionamento e configuração de infraestrutura e rede, gestão de configuração, construção e entrega de software, testes, monitoração e operação. Ao tratar todos os elementos como código, a metodologia de gerenciamento e controle de soluções é padronizada, proporcionando maior colaboração entre Desenvolvimento e Operações e gerando ganhos operacionais significativos.

ESCOLHENDO UMA SOLUÇÃO DE AUTOMAÇÃO

O crescimento desconexo das iniciativas de automação dentro de uma organização para atender necessidades específicas de cada área do negócio gera um desenvolvimento descontrolado e desprovido de padronização, desperdício de tempo e recursos, e dificuldade de reuso.

O cenário ideal é que haja uma solução centralizada que atende diversos casos de uso e que uniformize o modo como as automações são desenvolvidas, executadas e compartilhadas. Ao escolher uma solução de automação de TI, é necessário atentar-se a alguns pontos:

  • Simplicidade
  • Reusabilidade
  • Colaboração
  • Controle
  • Observabilidade

Um exemplo interessante de solução é o Red Hat Ansible Automation Platform, fornecendo um conjunto completo de ferramentas: motor de automações, portal robusto e seguro de administração e compartilhamento, repositórios públicos com automações prontas para utilização e suporte de um dos mais importantes players do mercado, a Red Hat.

O principal elemento do Red Hat Ansible Automation Platform é o Ansible Engine, solução de automação de código aberto amplamente adotada pela indústria, que permite descrever em formato de código fonte simples e legível os mais diversos fluxos de trabalho, contando com mais de 1700 integrações através de módulos compatíveis com sistemas operacionais, dispositivos de rede e segurança, distribuições Kubernetes, CMDBs, além dos principais provedores de nuvem pública.

Adicionalmente a Red Hat construiu um ecossistema integrado de soluções que transformam o Ansible em uma solução enterprise-grade através do Ansible Tower (visualização e gestão de implantações complexas), Automation Analytics (análise e geração de relatórios gerenciais), e o Ansible Content Collections (controle e distribuição de conteúdo pré-criado, incluindo funcionalidades de parceiros certificados), tornando o Red Hat Ansible Automation Platform uma escolha segura e confiável para automação de TI.

COMO PODEMOS AJUDAR?

A Icaro Tech atua no mercado transformando os negócios através de automação há mais de 20 anos. Somos parceiros IBM, BMC, Genesys e Red Hat e contamos com profissionais acreditados e capacitados para impulsionar a automação dentro das organizações.

Atuamos desde a concepção do projeto – com assessments e análise do negócio – até a implementação, evolução (melhoria contínua) e gerenciamento dele através de uma equipe altamente qualificada de serviços gerenciados.

Preencha o formulário abaixo e solicite uma reunião consultiva com nossos especialistas para entender mais sobre como podemos ajudar nos seus desafios de transformação digital e na implementação da hiperautomação na sua empresa.

 

    13/05/2022
    Turbonomic otimiza carga e eficiência em ambientes multicloud

    O papel do Turbonomic é otimizar o uso da cloud e garantir o desempenho das aplicações antes que eles afetem a experiência do usuário. A ferramenta é uma plataforma de gerenciamento de recursos da IBM, orientada por inteligência artificial, capaz de otimizar o tempo, identificar problemas de alocação de recursos na Cloud e solucioná-los em […]

    LEIA MAIS
    05/05/2022
    O Process Mining pode e deve ser aplicado em processos focados no cliente

    Com as informações obtidas e descobertas pelo Process Mining, é possível verificar a conformidade de procedimentos, pontos de desvios, motivos e tendências pelo qual os clientes escolhem uma ou outra opção oferecida pelo chatbot no atendimento, comparações de comportamentos entre diferentes situações de forma visual, pontos de retrabalhos, lentidões, gargalos e muito mais.

    LEIA MAIS
    19/04/2022
    Qualidade e Teste de Software: entenda sua importância e seu momento no mercado

    Celio LopesAnalista de Qualidade Como todo produto ou serviço que preza pela excelência, quando um software está sendo desenvolvido, ele precisa passar por vários processos antes de ser lançado no mercado. Alguns, como os testes e controle da qualidade, são fundamentais para garantir o funcionamento adequado, assim como a confiabilidade e a segurança. Afinal, são esses […]

    LEIA MAIS

    CAMPINAS

    TEL.: +55 19 3731.8300

    SÃO PAULO

    TEL.: +55 11 3509.3000

    RIO DE JANEIRO

    TEL.: +55 21 3514.5900

    MIAMI

    TEL.: +1 305 424.8946
    A Icaro Tech atua na Transformação Digital das empresas, através de Automação com foco em Eficiência Operacional e Experiência do Usuário.
    linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram