Os Benefícios da Hiperautomação no Managed Services

Gilson Missawa
Gilson Missawa
Head de Marketing e Ofertas

Managed Services, ou serviços gerenciados, são adotados por muitas empresas para atender as demandas que, apesar de estratégicas, não são o core business, mas que ainda assim são importantes para o negócio e necessitam de grande confiabilidade, agilidade e eficiência.

A área de TI é uma das que mais se utiliza de Managed Services para atividades como: sustentação, suporte e monitoração da infraestrutura e das aplicações, suporte às automações, dentre outras atividades que fazem parte do dia a dia para garantir a disponibilidade e a qualidades dos seus serviços.

Esta estratégia ajuda na gestão efetiva dos recursos internos, assim como no foco em projetos estratégicos pelo CIO. No entanto, há um ponto importante na hora de avaliar o desdobramento dessa estratégia, uma vez que este é um mercado com muitos fornecedores, desde grandes consultorias a empresas especializadas e de nicho.

Então, como é possível se diferenciar? Um dos principais pontos é o uso extensivo de automações pela equipe de Managed Services. Estes são alguns dos benefícios da automação que provém ganhos para quem utiliza esse tipo de serviço:

  • Redução de custos através da otimização do uso dos recursos;
  • Melhoria da qualidade dos serviços e redução de erros manuais;
  • Redução do downtime e do tempo de investigação através do uso de ferramentas de monitoração com o uso de correlação de eventos;
  • Maior eficiência na gestão de mudanças com ferramentas de orquestração, dentre outros.

 

Hiperautomação: um passo além na jornada da automação

Ao explicar porque Hiperautomação, ou Hyperautomation, é uma das principais tendências tecnológicas de 2021, o Gartner afirma que: “tudo que pode e deva ser automatizado, será automatizado. Todo o resto, deve ser ‘aumentado’, melhorando as decisões de negócios”.  

Leia também: Hiperautomação: porque esta é uma das principais tendências do Gartner e você deve saber mais sobre ela 

Esta tendência também está alinhada com o futuro de Managed Services, que deve, cada vez mais, automatizar processos para melhorar a experiência do cliente. Isso envolve desde o uso de bots para atendimento self-service que os MSPs poderão incluir nos seus serviços, até soluções de IA para diagnósticos e predição de incidentes.

Outra previsão feita pelo Gartner é de que, até 2024, as empresas irão reduzir o custo operacional em 30% ao combinar tecnologias de hiperautomação com o redesenho dos processos operacionais. Isso tende, também, a aumentar a competitividade das MSPs, melhorando a qualidade dos seus serviços e reduzindo os custos como consequência.

Os principais benefícios que você pode obter da Hiperautomação através de MSPs que tenham adotado essa estratégia são:

  • Menor tempo de resolução dos incidentes;
  • Maior estabilidade e disponibilidade dos ambientes;
  • Menor instabilidade devido a troca de pessoas no time pelo fornecedor;
  • Contratos com valor decrescente, comparado com ambientes sem automação.

Assim, a diferenciação dos MSPs estará em quão preparados eles estarão para oferecer, no curto prazo, uma estratégia de serviços gerenciados que aumente a automação num âmbito global e num ambiente complexo como o universo de TI.

 

Saiba mais sobre como o Managed Services da Icaro Tech pode auxiliar você e sua estratégia na redução do seu custo operacional em TI, preencha o formulário abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato com você o mais breve possível.

     

    01/09/2021
    Como construir negócios antifrágeis

    Gabriel AraujoHead of Customer Success Criado por Nassim Nicholas Taleb, o termo antifragilidade não é muito comum no mundo dos negócios (tirando, é claro, o ecossistema de investidores financeiros e adeptos do bitcoin, onde ele parece ter se popularizado). Porém, não há como negar que essa palavra é ideal para denominar as empresas que conseguiram […]

    LEIA MAIS
    24/08/2021
    O Futuro do NOC (Network Operation Center)

    Gilson MissawaHead de Marketing e Ofertas O que é um NOC? NOC (Network Operation Center ou Centro de Operações de Rede) é uma área responsável por realizar a monitoração ativa da infraestrutura de rede de uma empresa e garantir que ela esteja funcionando de forma adequada para entregar serviços de qualidade e evitar disrupções ou […]

    LEIA MAIS
    24/08/2021
    Desativação das redes 2G e 3G: o que isso significa?

    Rafael UlhoaArquiteto de Soluções Advisor | Custumer Success   Durante minhas últimas férias, me deparei com a notícia que a AT&T nos EUA iniciará a desativação de suas redes 2G e 3G em fevereiro de 2022. E porque estão desativando o 2G e 3G? Custo! É caro manter equipes capacitadas em todas as tecnologias, além […]

    LEIA MAIS

    CAMPINAS

    TEL.: +55 19 3731.8300

    SÃO PAULO

    TEL.: +55 11 3509.3000

    RIO DE JANEIRO

    TEL.: +55 21 3514.5900

    MIAMI

    TEL.: +1 305 424.8946
    A Icaro Tech atua na Transformação Digital das empresas, através de Automação com foco em Eficiência Operacional e Experiência do Usuário.
    linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram