Hiperautomação: porque esta é uma das principais tendências do Gartner e você deve saber mais sobre ela

A Hiperautomação está entre as 9 principais tendências tecnológicas do Gartner para 2021. Após aparecer pela primeira vez no relatório em 2020, a hiperautomação continua como tendência para o próximo ano, reforçando a necessidade das empresas olharem para automação de seus processos e atividades de forma estratégica.

Segundo o Gartner, “organizações que não focarem em eficiência, eficácia e agilidade nos negócios ficarão para trás”.

As outras tendências tecnológicas elencadas pelo Gartner são:

  • Internet of Behaviours
  • Total Experience
  • Privacy-enhancing Computation
  • Distributed Cloud
  • Anywhere Operations
  • Cybersecurity Mesh
  • Intelligent composable business
  • AI engineering

 

O que é a Hiperautomação

Segundo o Gartner, a hiperautomação envolve o uso de forma orquestrada de processos, tecnologias, ferramentas e plataformas para rapidamente identificar, analisar e automatizar processos de TI e negócios. Ela deve ser orquestrada para alinhar os objetivos de negócios das organizações com as iniciativas de hiperautomação, assim como para garantir que haja um processo de melhoria contínua.

A automação tem sido o foco de muitas empresas nos últimos anos e, em geral, o RPA é a ferramenta utilizada para promover tal iniciativa, com foco em automatizar atividades.

No entanto, na hiperautomação estamos olhando para toda a organização e não apenas para uma área. Estamos preocupados em automatizar processos fim-a-fim, com o uso de diferentes tecnologias trabalhando em conjunto, incluindo Inteligência Artificial, Machine Learning, arquiteturas de software orientadas a eventos, RPA, BPM, iPaaS, ferramentas de low-code/no-code, sistemas de tomada de decisão automatizadas, entre outros.

 

Por que Hiperautomação está no Gartner?

A hiperautomação está no relatório do Gartner de tendências estratégicas de tecnologias para 2021 pois é uma disciplina ainda pouco desenvolvida em muitas empresas. Isso vai desde a falta de conhecimento dos processos críticos da empresa, até o uso de tecnologia inadequada, seja por falta de investimentos, recursos ou skills. Os resultados são processos de negócios que não estão otimizados, sem dados estruturados e integrados, de difícil manutenção e sem ganho de escala demandado pelas organizações.

 

Como se preparar para a Hiperautomação?

A hiperautomação é um dos pilares para a Transformação Digital dentro das empresas, mas para que ela seja efetiva, deve ser planejada e alinhada para que seja uma iniciativa corporativa e não apenas de algumas áreas. Somente desse modo, será possível capturar ganhos significativos de redução de custo, escalabilidade e aumento de receita.

Entendemos que ela é um diferencial competitivo, tanto para nossos clientes quanto para nós mesmos. A aplicação de hiperautomação em projetos de desenvolvimento e implantação através de metodologias como DevOps e em Managed Services, automatizando a operação, monitoração e troubleshooting do ambiente permite ganhos de agilidade, eficiência e escalabilidade.

Os principais passos necessários para as empresas passam por:

  • Alinhamento com os objetivos de negócios;
  • Conhecimento profundo dos processos corporativos;
  • Priorização, baseado em dados;
  • Implementação de um processo de melhoria contínua.

 

Por onde começar?

Apesar de para alguns parecer óbvio, é bom reforçar que a hiperautomação não é algo que só começa com a adoção das tecnologias e metodologias que a caracterizam.

O primeiro passo é iniciar um movimento de conscientização organizacional e uma avaliação do estado atual da empresa relacionado à automação. Em uma escala de maturidade podemos dizer que, em geral, as empresas se encontram em um destes estágios:

Inicial - Pouca automação, processo é ad-hoc, com esforços individuais;
Repetitivo - Geralmente com automação em silos;
Definido - Automação já permeia a empresa, com processo bem definido;
Gerenciado - Alinhamento forte com a objetivos estratégicos do negócio;
Otimizado - Foco na melhoria contínua.

É importante que, para detectar o estágio em que a empresa se encontra, haja um assessment sincero, que permitirá a descoberta de aspectos que farão toda a diferença para o sucesso do projeto em um curto, médio e longo prazo, maximizando o investimento e potencializando os ganhos.

Para isto, recomendamos que ele seja feito por profissionais qualificados, que tenham experiência na elaboração do business case e possam traçar, em conjunto com os gestores da empresa e/ou do projeto, os objetivos que deverão ser atingidos e as métricas que deverão ser acompanhadas.

Muitas vezes a contratação de uma empresa parceira especializada, que reúna o conhecimento necessário para o desenvolvimento de um projeto de hiperautomação fim-a-fim e de projetos de automação voltados para a transformação digital, acaba sendo a melhor forma de garantir uma coleta de informações e um raio-x técnico, agnóstico e real.

Ao analisar os potenciais parceiros, é essencial que as empresas avaliem sua capacidade de executar desde o assessment até a implementação e evolução dos projetos, garantindo rapidez na execução, alinhamento às melhores práticas do mercado e menor time-to-market, assegurando não só os ganhos determinados para o projeto, como também um conjunto de profissionais qualificados que já tenham as skills necessárias para cada uma das fases.

 

Como podemos ajudar?

A Icaro Tech atua no mercado transformando os negócios através de automação há mais de 20 anos. Neste tempo, ajudamos as empresas a tornarem-se mais eficientes, ágeis e otimizadas.

Atuamos desde a concepção do projeto - com assessments e análise do negócio - até a implementação, evolução (melhoria contínua) e gerenciamento dele através de uma equipe altamente qualificada de managed services.

    13/05/2022
    Turbonomic otimiza carga e eficiência em ambientes multicloud

    O papel do Turbonomic é otimizar o uso da cloud e garantir o desempenho das aplicações antes que eles afetem a experiência do usuário. A ferramenta é uma plataforma de gerenciamento de recursos da IBM, orientada por inteligência artificial, capaz de otimizar o tempo, identificar problemas de alocação de recursos na Cloud e solucioná-los em […]

    LEIA MAIS
    05/05/2022
    O Process Mining pode e deve ser aplicado em processos focados no cliente

    Com as informações obtidas e descobertas pelo Process Mining, é possível verificar a conformidade de procedimentos, pontos de desvios, motivos e tendências pelo qual os clientes escolhem uma ou outra opção oferecida pelo chatbot no atendimento, comparações de comportamentos entre diferentes situações de forma visual, pontos de retrabalhos, lentidões, gargalos e muito mais.

    LEIA MAIS
    19/04/2022
    Qualidade e Teste de Software: entenda sua importância e seu momento no mercado

    Celio LopesAnalista de Qualidade Como todo produto ou serviço que preza pela excelência, quando um software está sendo desenvolvido, ele precisa passar por vários processos antes de ser lançado no mercado. Alguns, como os testes e controle da qualidade, são fundamentais para garantir o funcionamento adequado, assim como a confiabilidade e a segurança. Afinal, são esses […]

    LEIA MAIS

    CAMPINAS

    TEL.: +55 19 3731.8300

    SÃO PAULO

    TEL.: +55 11 3509.3000

    RIO DE JANEIRO

    TEL.: +55 21 3514.5900

    MIAMI

    TEL.: +1 305 424.8946
    A Icaro Tech atua na Transformação Digital das empresas, através de Automação com foco em Eficiência Operacional e Experiência do Usuário.
    linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram