Human Augmentation: Tendência para o futuro das empresas?

hello world!
Human Augmentation: Tendência para o futuro das empresas?

Originalmente instituído em análises do Gartner, Human Augmentation (ou “aprimoramento humano'', na tradução livre) é um processo criado para empoderar o ser humano e permitir que ele realize atividades de forma mais eficiente com o uso da tecnologia. Ou seja, muitas das limitações que antes dificultavam a execução de tarefas simples no dia a dia podem ser superadas com a ajuda de Inteligência Artificial (IA) e técnicas de automação.

Dentro desse universo, podemos destacar duas vertentes: physical augmentation - suporte para o corpo humano - e cognitive augmentation - relacionado ao uso de tecnologia para melhorar a inteligência humana. Isso implica diretamente na jornada da transformação digital do mercado como um todo.

Impulsionada pela pandemia, a necessidade das empresas de entregar soluções cada vez mais rápidas, precisas, personalizadas - para suprir necessidades específicas de negócio - e menos dependentes de análises humanas intensificou o desenvolvimento de suportes tecnológicos como esse.

De acordo com uma análise divulgada pelo portal CanalTech, estima-se que empresas que utilizam Inteligência Artificial possam obter um aumento de receita em torno de 30%. É fato que essa tecnologia está conquistando cada vez mais espaço no futuro das organizações e contribuindo para o desenvolvimento de diversos setores da cadeia produtiva.

Benefícios para as empresas

São notáveis as vantagens geradas para o colaborador e, consequentemente, para as empresas com o uso desse tipo de recurso tecnológico. Entre elas, podemos citar:

Redução de custos pelo aumento da produtividade:

Com mais eficiência na realização de tarefas, as equipes passam a automatizar ações que antes eram manuais, ganhando espaço no dia a dia para atuar em tarefas de maior valor agregado.

Tomada de decisão mais precisa:

Baseadas em dados, as tomadas de decisão passam a ter um maior embasamento em resultados anteriores. Dessa forma, erros técnicos tornam-se menos comuns nas operações.

Padronização de processos:

Cada profissional tem uma forma diferente de pensar e agir em determinada situação, gerando resultados diferentes. A partir do uso desse tipo de tecnologia, os percursos passam a ser mais similares, nivelando as expectativas de resultado.

Autonomia para as equipes:

Com a contribuição do sistema, as equipes passam a ter mais agilidade nas tomadas de decisão, reduzindo a relação de dependência de especialistas para concluir atividades.

Melhora na qualidade e agilidade dos serviços prestados:

Para que possam garantir a competitividade no mercado - em especial, o de tecnologia - é necessário que as empresas realizem entregas cada vez mais rápidas e eficientes. Com o Human Augmentation isso torna-se possível.

Vale destacar que aqui foram elencadas as vantagens mais comuns que o uso desse recurso pode gerar para as empresas. Tudo depende da estratégia de utilização, nicho de mercado e profissionais envolvidos. A soma desses fatores pode potencializar (e muito!) os resultados obtidos.

Leia também:
Revolucionar o atendimento aos clientes é possível - e nós podemos provar

Human Augmentation será capaz de substituir o trabalho humano?

Com a evolução tecnológica caminhando a passos largos, fica evidente que muitos processos manuais serão automatizados. Mas isso não significa que o trabalho dos profissionais será totalmente substituído. Muito pelo contrário. O desenvolvimento de soluções como essa serve como suporte para o dia a dia dos especialistas trazendo benefícios.

As entregas sempre serão conjuntas, onde a automação e a IA possibilitarão que as equipes empreguem mais tempo em atividades que gerem mais valor ao negócio, melhorando a entrega de serviços e/ou produtos para os clientes. É difícil pensar no desenvolvimento de uma atividade fim a fim sem a participação humana em alguma etapa.

Assista ao nosso IcaroCast:
Assessment para Transformação Digital 

Processo de implementação nas empresas
O Cognitive Augmentation pode ser implementado de duas formas, ou numa combinação delas:

Regras bem definidas:

Os caminhos nos quais o sistema ajudará o usuário no dia a dia são mapeados e incorporados a um sistema que apoia na tomada de decisão. Normalmente estas definições são estabelecidas com base no fluxo de atividades da empresa, processos operacionais e regras conhecidas dos especialistas envolvidos.

Análise de dados históricos:

Ao invés de criar regras fixas, é possível trabalhar com modelos de IA e Machine Learning que levem em consideração resultados obtidos anteriormente nos processos e procedimentos executados pelas equipes e apoiem na determinação de quais os melhores caminhos a serem seguidos em determinadas situações. Vale destacar que o momento atual da empresa vai orientar como a solução vai ser aplicada.

Caso uma empresa esteja se reinventando digitalmente e atualizando os seus sistemas, o Cognitive Augmentation pode ajudar ao longo desta jornada. Se a organização já possui uma cultura digital, o uso da tecnologia funcionará de maneira integrada, automatizando parte dos processos que ainda são manuais e oferecendo um suporte mais especializado para alcançar os resultados. Essa tecnologia auxilia o dia a dia dos profissionais, mas não deve ser encarada como o único caminho.

Qualquer sistema que usa Inteligência Artificial precisa de um processo continuado de curadoria para que as regras sejam mapeadas e ajustadas no dia a dia da operação, ajustando algoritmos conforme surgem outros fatores relevantes. Esses são pontos determinantes para obter sucesso na implementação de qualquer sistema baseado em Inteligência Artificial.

Busque parceiros que possam ajudar você nesta jornada

Procure um parceiro tecnológico que ofereça as ferramentas necessárias para que o seu planejamento saia do papel e gere bons resultados.

A Icaro Tech atua no mercado há mais de duas décadas, transformando os negócios por meio de automações. É, ainda, parceira das seguintes empresas: IBMRed HatBMC, Everflow e Zendesk, e conta com times técnicos capacitados em transformar as estratégias digitais de sua empresa, melhorando as operações, desenvolvendo novas tecnologias e implementando softwares, consultorias, integrações de sistemas e serviços gerenciados.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram