Sua empresa sabe explorar a IA Generativa?

Fabio Cardoso
Fabio Cardoso
Analista de Sistemas Sênior na Icaro Tech
 

Sua empresa sabe explorar a IA Generativa?

Se não usada de forma responsável, a adoção dessa tecnologia não é garantia de sucesso

Antes do ChatGPT surgir, pouco ouvia-se falar sobre a inteligência artificial generativa, embora seja uma tecnologia que já existe há bastante tempo. Assim como ocorre com qualquer outra novidade tecnológica, algumas empresas estão correndo contra o tempo para integrar a IA generativa em seus produtos e serviços - mas vale ressaltar que a corrida para estar à frente do mercado quase sempre ofusca pilares importantíssimos quando o assunto é inovação: o uso correto, estratégico, responsável e cauteloso da tecnologia no roadmap de negócios.

As soluções de IA generativa mais comuns podem ser descritas como geradores de conteúdo, extratores de informações, tradutores de linguagem e geradores de código, que têm como algumas funcionalidades resumir artigos, redigir textos, produzir imagens e vídeos, além de habilidades de conversação para, por exemplo, admitir erros, contestar suposições incorretas, filtrar ou rejeitar solicitações inadequadas ou responder a perguntas de acompanhamento.

Um levantamento da The Harris Poll aponta que 72% dos executivos planejam adotar tecnologias de IA generativa nos próximos três anos para melhorar a produtividade dos funcionários, e 66% planejam usá-la para melhorar o atendimento ao cliente.

Leia Também: CHATGPT: Entendendo a tecnologia para fins de negócio

Embora os dados sejam promissores, antes de implementar essa tecnologia, o ideal é entender as reais necessidades e suas respectivas complexidades para depois escolher a opção que melhor irá suprir todas as demandas atuais. 

A decisão de utilizar o GPT, por exemplo, para atuar em questões muito específicas do negócio exige que a companhia tenha grande capacidade computacional para suportar a tecnologia, o que geraria, também, mais custo para mantê-la.

A necessidade de um aumento dessa capacidade está ligada com a hospedagem: tanto o custo da infraestrutura, quanto o investimento necessário para utilização de serviço de nuvem será maior para modelos mais complexos, como o caso dos modelos GPT.

Então, a lição é entender as demandas para saber se realmente vale o investimento ou se é possível suprir as necessidades com uma solução de IA generativa mais viável financeiramente, que irá desempenhar sua função tão bem quanto a outra, que exigirá uma série de passos e custos.

Assista Também: IcaroCast #020 - ChatGPT: Saiba mais sobre essa Tecnologia

Outra questão fundamental é que as organizações precisam tomar precauções para um uso responsável da IA generativa. Isso significa que ao decidirem adotá-la, é indispensável assegurar que o funcionamento dessa tecnologia está correto, com um alto índice de respostas verdadeiras, autorais, seguras, embasadas, confiáveis, vindas das fontes corretas, sem plágios, vazamento de informações sigilosas, ou qualquer resposta que denote algum tipo de preconceito. Ou seja, ao criarem suas próprias versões, é imprescindível ter total atenção na qualidade dos dados que incrementam essa IA.

Quando bem utilizada, a IA generativa pode ser muito útil para as empresas. Um dos benefícios é automatizar áreas ou tarefas que antes não eram viáveis, como a área de suporte. Por exemplo, em níveis mais simples de suporte (N1), já existiam automações e a IA permite melhorá-las. No entanto, nos níveis mais complexos, como N2 e N3, a IA generativa tornou viável a automação em casos em que anteriormente era necessária a ação humana.

É possível usar essa solução para interpretar os tickets abertos, descobrir o cerne dos problemas, buscar dados, dar respaldo de como resolver chamados e, caso não consiga solucioná-los, passar a demanda para um atendimento humano. Um investimento que melhora a experiência dos clientes, traz mais produtividade aos colaboradores e gera economia de custo. 

Outra grande vantagem é a possibilidade de acelerar o processo criativo usando a IA generativa para a geração de ideias, insights, simulação de produtos etc, podendo atuar como um ponto de partida para a inspiração humana, fornecendo sugestões criativas que podem resultar em um novo serviço ou até mesmo em um novo produto. Um forte aliado para nunca deixar a inovação de lado.

Todos sabem que o ChatGPT quebrou limites ainda não conhecidos, e isso abriu caminho para mais descobertas com a IA generativa. Por mais que estejamos apenas no começo dessa exploração, iniciar essa jornada com responsabilidade, cautela e estratégia é dever de todas as companhias que estão abraçando essa inovação que chegou para ficar. 

Conte sempre com a Icaro Tech para explorar, descobrir e aproveitar o melhor que a IA generativa tem para oferecer. 

26/10/2023
Sua empresa sabe explorar a IA Generativa?

Fabio CardosoAnalista de Sistemas Sênior na Icaro Tech   Sua empresa sabe explorar a IA Generativa? Se não usada de forma responsável, a adoção dessa tecnologia não é garantia de sucesso Antes do ChatGPT surgir, pouco ouvia-se falar sobre a inteligência artificial generativa, embora seja uma tecnologia que já existe há bastante tempo. Assim como […]

LEIA MAIS
26/09/2023
Como fazer uma gestão de alta performance dos projetos

Eduardo CarronPMO na Icaro Tech   Como fazer uma gestão de alta performance dos projetos Com o OKR e o Scrum, os gestores alcançam os objetivos e metas traçados, sem perderem o foco do que é prioritário para os negócios Não é segredo que a alta demanda de trabalho somada à velocidade que as mudanças […]

LEIA MAIS
05/09/2023
UX Design em projetos B2B

Marcel RochaUX Designer   UX Design em projetos B2B A aplicação de UX Design em projetos B2B desempenha um papel fundamental no sucesso de qualquer produto ou serviço. Embora o termo UX Design seja associado ao desenvolvimento de produtos, sistemas e interfaces digitais que ofereçam uma experiência positiva e satisfatória para o usuário final (B2C), […]

LEIA MAIS

CAMPINAS

TEL.: +55 19 3731.8300

SÃO PAULO

TEL.: +55 11 3509.3000

RIO DE JANEIRO

TEL.: +55 21 3514.5900

MIAMI

sales@icarotech.com
A Icaro Tech atua na Transformação Digital das empresas, através de Automação com foco em Eficiência Operacional e Experiência do Usuário.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram Secured By miniOrange