Icaro Tech oferecerá app com bot para técnicos de campo das teles

hello world!

Icaro Tech oferecerá app com bot para técnicos de campo das teles

Muito se fala sobre chatbots para o atendimento do consumidor final, mas eles podem servir também para otimizar processos internos de grandes companhias.

A Icaro Tech, empresa especializada em soluções para ganho de eficiência operacional de companhias de telecomunicações, vem experimentando o uso de bots para a entrega de informações a equipes em campo, poupando chamadas para técnicos nos centros de operações de redes (NOCs, na sigla em inglês) das teles.

Leia Também:
Inteligência artificial (IA) em telecomunicações: um investimento inadiável

A maioria dos robôs de conversação para essa finalidade estão operando no Telegram, mas a empresa trabalha no desenvolvimento de um app que agregue um painel com informações relevantes para o técnico, botões para a realização dos comandos mais importantes e o bot, para sanar dúvidas mais específicas. Essa solução deve ser apresentada ao mercado até o final do ano. Cada operadora cliente terá uma versão desenvolvida sob medida, integrada aos seus sistemas e contendo as opções mais façam sentido para a sua operação.

As empresas de telecom têm uma pressão grande por automação, porque precisam reduzir seus custos. Enquanto Google e Amazon já nasceram com uma arquitetura virtualizada e automatizada, as operadoras não. As teles têm um gap muito grande de automação, o que afeta seus custos, mas também a qualidade do serviço, analisa Laerte Sabino, CEO da Icaro Tech. O objetivo da sua companhia é entender a operação de cada companhia que tem como cliente e oferecer soluções que a tornem mais eficiente.

No caso de técnicos de campo, eles precisam acessar uma série de informações quando chegam a um local de reparo para onde foram enviados. Precisam consultar alarmes, verificar a gravidade do problema, quais procedimentos devem tomar e até solicitar autorização para acesso a determinados equipamentos da rede. E depois que terminam um conserto precisam atualizar o tíquete com uma série de informações.

Boa parte dessas informações hoje são obtidas com chamadas telefônicas feitas para a equipe do centro de operações, mas estas podem ser substituídas pela conversa com um bot. É o que a Icaro Tech vem experimentando com alguns de seus clientes.

Assista ao nosso IcaroCast: 
Assessment para Transformação Digital 

É um processo muito interativo e onde o técnico vai batendo bola com o bot em vez de alguém que está no NOC. Pegamos um conjunto de informações e disponibilizamos através do bot”, explica Sabino. “O bot é tão relevante e útil quanto os serviços que ele entrega. Se tiver aplicativo super legal que não tem as integrações necessárias, o bot vira brinquedo, não uma ferramenta, comenta.

Na sua opinião, a grande disrupção dos chatbots está no fato de não requererem um treinamento prévio dos usuários: estes só precisam usar a língua portuguesa para conseguirem o que precisam. Ou seja, é bot quem precisa aprender, não seu interlocutor.

Pelo menos uma operadora já está usando a solução de bot da Icaro e conseguiu gerar uma redução do tempo do técnico em campo, pois ele não precisa mais aguardar para ser atendido por alguém do NOC no telefone para uma série de tarefas. A evolução disso será o app que reunirá painel de dados sobre a ordem de serviço, alguns botões para comandos mais frequentes e o bot para tirar dúvidas.

Fonte:
Mobile Time

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram