IOBVD: a nova arma dos gestores de TI, Infraestrutura e Operações

Conheça o novo conceito criado pelo Gartner que promete apresentar de forma visual, rápida e fácil, o valor gerado para o negócio

Recentemente, o Gartner, líder global no fornecimento de pesquisas e análises na área de tecnologia, publicou um relatório sobre ferramentas que se voltam a quantificar a contribuição das áreas de TI e I&O (Infraestrutura e Operações) para o desempenho do negócio e, nele, trouxe um novo termo: o IOBVD (Infrastructure and Operations Business Value Dashboards).

Lacuna entre o operacional e o estratégico

Um dos grandes desafios, em especial dos líderes de I&O (infraestrutura e operações) e TI, é demonstrar o valor que estas áreas geram para o negócio. Historicamente, essa é uma dificuldade para tais líderes que, em geral, reportam-se para executivos da área financeira, especialmente CFOs (Chief Financial Officers) ou outros executivos de negócios, todos habituados a lidar com números e dados financeiros. Baseado nos BVDs (Business Value Dashboards), um conceito que também é relativamente novo, os IOBVDs são painéis de controle focados em demonstrar como os recursos de TI, em conjunto com Infraestrutura e Operações, acabam impactando o resultado financeiro das companhias.

Demonstrar impactos de negócio é uma das métricas mais desejadas e perseguidas pela maior parte - senão todos – os gestores, executivos e C-Levels do século 21, que tradicionalmente, possuem ferramentas à disposição mais focadas em métricas operacionais (como disponibilidade da rede e tempo médio de resposta a uma falha) do que em métricas financeiras, e acabam não tendo tal visibilidade.

Mais suporte aos gestores de TI e I&O

Essa dificuldade de fornecimento de dados mais estratégicos faz com que, em muitos casos, a alta gestão enxergue as áreas de TI e operações como centros de custos apenas. Esta é uma percepção equivocada que os IOBVDs se propõem a endereçar.

A grande diferença entre os IOBVDs e os sistemas tradicionais de suporte aos profissionais de TI e I&O, é que, enquanto as ferramentas tradicionais disponibilizam aos gestores gráficos com o tempo de disponibilidade de um sistema, por exemplo, um IOBVD é capaz de cruzar esta informação com os números de vendas e apresentar KPIs que digam respeito ao impacto da indisponibilidade de sistemas no faturamento da empresa.

Sendo assim, ao incorporar indicadores das áreas de TI, Infraestrutura e Operações, com métricas financeiras, os IOBVDs permitem que os gestores tenham uma ampla e exata visão da contribuição dessas áreas para o negócio. Desta forma, líderes de TI e operações podem participar das decisões de investimentos nas mais variadas frentes, que vão desde pessoas até processos e tecnologias, assumindo um novo papel nas decisões táticas e estratégicas da companhia.

A Icaro Tech e os IOBVDs

Pesquisas apontam que, até 2020, 50% das empresas que têm seus negócios baseados em infraestruturas irão adotar Business Value Dashboards. Atualmente, menos de 10% contam com este tipo de solução.

A Icaro Tech foi listada como fornecedor representativo no Market Guide for I&O Business Value Dashboards*, produzido pelo Gartner. É a única empresa brasileira a constar neste relatório e sua ferramenta uma das poucas no mundo que compreende as características essenciais que definem um IOBVD.

Para se adequar ao rígido padrão definido pelo Gartner, a Icaro Tech disponibiliza uma solução de IOBVD que consiste na integração de dois dos seus produtos: o Advanced Dashboards – um BVD focado na gestão de operações, e o Dash Analytics, ferramenta voltada ao processamento e análise de Big Data.

Tais soluções foram desenvolvidas sob o conceito de Operações Inteligentes, que visa eficiência operacional e excelência dos serviços prestados, tendo como base seis pilares: gestão, controle, automação, visibilidade, otimização e analytics.

Advanced Dashboards e o Dash Analytics
* Market Guide for I&O Business Value Dashboards, Gary Spivak e Robert Naegle.
Gartner não endossa nenhum fornecedor, produto ou serviço representado em suas publicações de pesquisa, e não aconselha usuários de tecnologia a selecionar somente esses fornecedores com as classificações mais altas. As publicações de pesquisa da Gartner consistem nas opiniões da organização de pesquisa da Gartner e não devem ser consideradas verdades incontestáveis. A Gartner isenta-se de todas as garantias, expressas ou implícitas, com relação a essa pesquisa, incluindo as garantias de comerciabilidade ou adequação para um propósito específico.

CIO

13/05/2022
Turbonomic otimiza carga e eficiência em ambientes multicloud

O papel do Turbonomic é otimizar o uso da cloud e garantir o desempenho das aplicações antes que eles afetem a experiência do usuário. A ferramenta é uma plataforma de gerenciamento de recursos da IBM, orientada por inteligência artificial, capaz de otimizar o tempo, identificar problemas de alocação de recursos na Cloud e solucioná-los em […]

LEIA MAIS
05/05/2022
O Process Mining pode e deve ser aplicado em processos focados no cliente

Com as informações obtidas e descobertas pelo Process Mining, é possível verificar a conformidade de procedimentos, pontos de desvios, motivos e tendências pelo qual os clientes escolhem uma ou outra opção oferecida pelo chatbot no atendimento, comparações de comportamentos entre diferentes situações de forma visual, pontos de retrabalhos, lentidões, gargalos e muito mais.

LEIA MAIS
19/04/2022
Qualidade e Teste de Software: entenda sua importância e seu momento no mercado

Celio LopesAnalista de Qualidade Como todo produto ou serviço que preza pela excelência, quando um software está sendo desenvolvido, ele precisa passar por vários processos antes de ser lançado no mercado. Alguns, como os testes e controle da qualidade, são fundamentais para garantir o funcionamento adequado, assim como a confiabilidade e a segurança. Afinal, são esses […]

LEIA MAIS

CAMPINAS

TEL.: +55 19 3731.8300

SÃO PAULO

TEL.: +55 11 3509.3000

RIO DE JANEIRO

TEL.: +55 21 3514.5900

MIAMI

TEL.: +1 305 424.8946
A Icaro Tech atua na Transformação Digital das empresas, através de Automação com foco em Eficiência Operacional e Experiência do Usuário.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram