Torne a jornada digital de sua empresa simples, assertiva e inovadora

Diego Cunha
Diego Cunha
Chapter Leader
 

Torne a jornada digital de sua empresa simples, assertiva e inovadora

O processo de digitalização não deve ser traumático nem oneroso, e sim adequado à realidade de cada negócio, e totalmente embasado nos objetivos traçados

Aderir a novas tecnologias é um processo desafiador e um grande quebra-cabeças para a sua companhia? Se a resposta for sim, não se preocupe. Sabemos que, muitas vezes, a modernização parece um caminho tortuoso e interminável, mas o nosso papel enquanto especialistas em transformação digital e automação é te mostrar que essa jornada pode - e deve - ser o inverso disso.

Independentemente das metas de sua organização, saiba que o importante é dar o pontapé inicial na jornada de digitalização, sempre respaldado pelo uso de técnicas e tecnologias que apoiem a estruturação das ações a fim de priorizar, refinar e materializar os objetivos - somente assim a inovação acontece de maneira precisa e eficiente.

Um levantamento da IBM apontou que 78% dos líderes empresariais brasileiros pretendem investir em tecnologia ainda este ano. O investimento engloba IA, automação e nuvem híbrida, por exemplo. A pesquisa, que inclui dados de 4.000 líderes empresariais globais, destaca que tal porcentagem é maior do que em países como EUA, Japão, Alemanha e Reino Unido.

Leia Também: CHATGPT: Entendendo a tecnologia para fins de negócio

É inegável que estes dados são promissores e plausíveis, afinal de contas, sem tecnologia as organizações simplesmente não conseguem se manter no mercado, tampouco competitivas. Mas a automatização de sistemas - para ser feita com excelência - necessita de estudo, análise e objetividade. Ou seja, é algo que precisa ser muito bem desenhado/traçado para ser aplicado.

A grande sacada é que antes de começar a investir ou tomar alguma decisão, é primordial avaliar bem os cenários atuais e os objetivos no curto, médio e longo prazos. Assim, evita-se investimentos errôneos em tecnologia ou até mesmo escalar processos antigos que já não funcionam ou possuem gaps que, se digitalizados, podem gerar mais problemas do que benefícios para o negócio.

Onde há inovação, o assessment se faz necessário!

Quando as empresas se encontram em fases de renovação, inovação e investimentos - não importa a complexidade da mudança - aplicar o Assessment é uma estratégia inteligente e apropriada para qualquer situação, porque auxilia os gestores e profissionais de TI a compreenderem os cenários e a responder todas as perguntas cruciais para o momento, por meio do estudo minucioso da operação, dos processos e do negócio.

Muito além de entender a necessidade da sua companhia, o Assessment traz informações específicas da operação e dos processos relacionados aos objetivos traçados. Com base nisso, sugere melhorias e propõe soluções, focando exatamente no que precisa ser aperfeiçoado para alavancar os negócios. É possível, inclusive, estabelecer um plano de ação com início, meio e fim bem definidos, assim como os indicadores que medirão o atingimento dos objetivos.

O pulo do gato ao aplicar o Assessment antes de investir recursos em tecnologias novas ou em remodelações do sistema é que esta técnica permite que as organizações direcionem mais apropriadamente seus investimentos, alinhando-os com suas metas e planos de negócio.

Os profissionais de TI, embasados nos resultados apontados pelo Assessment, conseguem ter total clareza do que deve ser feito, assim como as áreas e processos que devem ser priorizados e o que pode ser executado de maneira faseada - para gerar menor impacto possível no andamento da operação e obter ganhos rápidos. Tudo isso acompanhado das análises dos KPIs relevantes para o negócio.

Para potencializar essa etapa do processo é relevante utilizar também o process mining como aliado. Essa tecnologia permite a coleta de informações de todos os sistemas correlacionados com os processos e áreas em análise, mostrando se realmente o processo está funcionando, o quão performático está e se há erros ou gaps imperceptíveis no dia a dia, mas que podem ser resolvidos para que a operação se torne ainda mais rápida, eficiente e precisa. Isso reverbera em maior qualidade do serviço prestado aos clientes, além de mais facilidades no trabalho dos colaboradores.

Um fator imprescindível para o sucesso não só durante o Assessment, mas também para a execução das ações sugeridas, é o engajamento das pessoas nos vários níveis da organização, do C-level à operação. Se todos não estiverem abertos às mudanças, dificilmente o investimento será efetivo e aproveitado em sua totalidade.

Independentemente de como a jornada digital aconteça, saiba que em hipótese alguma deve ser traumática nem onerosa. Quando feita corretamente e utilizando meios inteligentes de estudo, entendimento do cenário, faseamento e implementação, as inovações se adequam às realidades, suprindo precisamente o que foi planejado. Digitalizar os sistemas pode ser um processo longo, mas nunca deve ser visto como algo ruim - o segredo é fazê-lo gradualmente e com inteligência.

Assista ao nosso IcaroCast: Assessment para Transformação Digital

Sobre a Icaro Tech 

A Icaro Tech possui uma equipe qualificada para apoiar na transformação digital da sua companhia e realizar o desenvolvimento de aplicativos, priorizando a experiência do usuário e valorizando usabilidade, agilidade e praticidade unindo às boas práticas de programação.

Para atender às expectativas de nossos clientes estamos sempre especializando nossa equipe para entregarmos o melhor e mais organizado produto final com qualidade e excelência. Fale com a gente sales@icarotech.com

Conte sempre com a Icaro Tech!

26/10/2023
Sua empresa sabe explorar a IA Generativa?

Fabio CardosoAnalista de Sistemas Sênior na Icaro Tech   Sua empresa sabe explorar a IA Generativa? Se não usada de forma responsável, a adoção dessa tecnologia não é garantia de sucesso Antes do ChatGPT surgir, pouco ouvia-se falar sobre a inteligência artificial generativa, embora seja uma tecnologia que já existe há bastante tempo. Assim como […]

LEIA MAIS
26/09/2023
Como fazer uma gestão de alta performance dos projetos

Eduardo CarronPMO na Icaro Tech   Como fazer uma gestão de alta performance dos projetos Com o OKR e o Scrum, os gestores alcançam os objetivos e metas traçados, sem perderem o foco do que é prioritário para os negócios Não é segredo que a alta demanda de trabalho somada à velocidade que as mudanças […]

LEIA MAIS
05/09/2023
UX Design em projetos B2B

Marcel RochaUX Designer   UX Design em projetos B2B A aplicação de UX Design em projetos B2B desempenha um papel fundamental no sucesso de qualquer produto ou serviço. Embora o termo UX Design seja associado ao desenvolvimento de produtos, sistemas e interfaces digitais que ofereçam uma experiência positiva e satisfatória para o usuário final (B2C), […]

LEIA MAIS

CAMPINAS

TEL.: +55 19 3731.8300

SÃO PAULO

TEL.: +55 11 3509.3000

RIO DE JANEIRO

TEL.: +55 21 3514.5900

MIAMI

sales@icarotech.com
A Icaro Tech atua na Transformação Digital das empresas, através de Automação com foco em Eficiência Operacional e Experiência do Usuário.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram Secured By miniOrange