As linguagens para desenvolvimento de aplicações móveis híbridos

hello world!
As linguagens para desenvolvimento de aplicações móveis híbridos

Quais as principais linguagens para desenvolvimento de aplicações móveis híbridos?

O desenvolvimento de aplicativos híbridos vem se destacando cada vez mais no mercado devido à sua velocidade de desenvolvimento e facilidade de manutenção por agregar elementos web e conseguirem acessar recursos nativos da plataforma e hardware do dispositivo (como por exemplo, câmera, calendário, notificações, sensores, gestos etc.).

Os aplicativos híbridos possuem uma única base de código, ou seja, quando desenvolvidos para a plataforma Android, seu código pode ser facilmente portado para a plataforma IOS.

Em alguns casos é possível até mesmo expandir funcionalidades sem a necessidade de publicar novas versões nas plataformas, obviamente que dependendo se o hardware ou bibliotecas nativas foram afetadas pelas novas funcionalidades.

Atualmente os frameworks para desenvolvimento de aplicativos híbridos em maior evidência no mercado são o React Native e o Flutter, sendo que este último vem apresentando uma curva de crescimento acentuada, mostrando o entusiasmo da comunidade na sua utilização.

O React Native é uma biblioteca desenvolvida pelo Facebook e é baseada no React.js, que permite que os desenvolvedores utilizem o javascript como sua linguagem de forma funcional ou por classes.

O React Native é um framework já bem estabelecido, possui uma comunidade grande e muito ativa, que continuamente implementam bibliotecas para facilitar o dia a dia do desenvolvimento.

Leia Também:
Qualidade e Testes de Software: Entenda Sua Importância E Seu Momento No Mercado

Já o Flutter é um framework open-source criado pela Google em 2017 que permite o desenvolvimento para plataformas Android, IOS, Web e Desktop utilizando uma única base de código implementada com o DART como sua linguagem de programação baseado em Orientação a Objetos.

Ele oferece uma vasta biblioteca de widgets, que são componentes visuais prontos, o que facilita a criação de interfaces atraentes e com efeitos. Cada um destes frameworks poderá trazer ao seu projeto algumas vantagens.

Se ambas linguagens são tão semelhantes, qual devo escolher para o meu desenvolvimento? Além das vantagens descritas acima, cada projeto terá questões particulares que necessitam de análise para definição do melhor framework a ser utilizado, mas em geral podemos tomar como base considerarmos o Flutter para desenvolvimento de aplicações maiores e nativas, por possuir um design mais personalizável.

O uso do React Native pode ser adequado para um time que esteja familiarizado com desenvolvimentos web, tais como React, Vue, Node etc. pois neste caso a curva de aprendizado do time será menor.

Assista ao nosso IcaroCast: 
Assessment para Transformação Digital

Sobre a Icaro Tech 

A Icaro Tech possui uma equipe qualificada para apoiar na transformação digital da sua companhia e realizar o desenvolvimento de aplicativos, priorizando a experiência do usuário e valorizando usabilidade, agilidade e praticidade unindo às boas práticas de programação.

Para atender às expectativas de nossos clientes estamos sempre especializando nossa equipe para entregarmos o melhor e mais organizado produto final com qualidade e excelência. Fale com a gente sales@icarotech.com

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram