O poder das Linhas de Montagem DevOps e sua relação com a Inovação

Antonio
Antonio Ideguchi
Arquiteto de Soluções | Customer Success

 

A metodologia DevOps procura reduzir a distância entre os times de Desenvolvimento e Operações, trazendo uma cultura de responsabilidade compartilhada entre as partes e buscando alinhar a estratégia de negócio e a sustentação de aplicações focando principalmente no crescimento da organização. Essa metodologia nasceu da análise do processo de desenvolvimento e entrega de software e a detecção dos principais reveses e ressalvas, resultando na cunhagem do termo por Patrick Debois e Andrew Clay Shafer, culminando no desenvolvimento de um framework para endereçar esses pontos.

O principal objetivo é criar um ambiente de colaboração, trazendo práticas emprestadas da Metodologia Ágil e do Desenvolvimento Lean para redução de retrabalho, minimização de desperdícios de recursos e aceleração da cadeia de valor, permitindo a entrega mais rápida de funcionalidades que atendam as necessidades dos clientes. É papel da automação contribuir ativamente no equilíbrio necessário entre velocidade e estabilidade para implantações bem sucedidas de DevOps nas organizações.

PIPELINES OU LINHAS DE MONTAGEM?

O desenvolvimento de tecnologias e processos DevOps e de desenvolvimento nativo de nuvem trouxeram uma miríade de termos ao conhecimento geral, como Continuous Integration, Continuous Deployment, Continuous Delivery, Everything as Code, Pipelines e Linhas de montagem.

Pipelines são um dos principais elementos na metodologia DevOps, descritos como conjuntos de tarefas executadas automaticamente em uma ordem determinada com o objetivo de acelerar tarefas de construção, teste e instalação de software. Os pipelines de Continuous Integration e Continuous Deployment (CI/CD) constituem a fundação do ferramental necessário para adotar práticas DevOps e Continuous Delivery.

Atualmente, encontram-se no mercado várias ferramentas para implementação de pipelines, muitas vezes fragmentadas e associadas para alcançar funcionalidades de Continuous Delivery. Em diversos casos essas ferramentas são integradas através de colaboração cultural entre os silos da organização ou por processos semiautomáticos de gestão que inevitavelmente causam overhead no processo de lançamento de software.

Um cenário ideal é aquele em que as ferramentas são integradas de maneira coesa e harmônica, tornando a plataforma transparente para o usuário, como se fosse composta por uma única unidade que permite gerenciar o processo de construção e implementação do software em sua totalidade.

As linhas de montagem DevOps consistem em ecossistemas de ferramentas harmonicamente integradas, fornecendo funcionalidades de construção, implementação, operação e observabilidade das aplicações. O avanço dos estágios das linhas de montagem é geralmente dirigido por eventos (commit no repositório de código, aprovação dentro de um fluxo de trabalho, implementação agendada), e traz nativamente maior visibilidade em termos de progresso e qualidade de entregas.

De maneira simples, as linhas de montagem podem ser encaradas como pipelines compostos por outros pipelines menores que atendem funções específicas, associados a soluções de monitoração do processo como um todo.

A criação de linhas de montagem é uma tarefa árdua e reconhecida como tal pelas grandes organizações. É possível utilizar a expertise da comunidade e o potencial do software de código aberto para construir essas estruturas, adotando ferramentas reconhecidas e apoiadas pelas principais fundações, como CNCF (Cloud Native Computing Foundation) e CDF (Continuous Delivery Foundation), contudo, esse processo exige a capacitação de uma equipe interna ou um parceiro com grande domínio de tecnologias e que deverá instalar, configurar, manter e evoluir a plataforma por conta própria.

Os principais provedores de serviços de TI investiram na criação de ferramentas que permitem implementar as principais funcionalidades de linhas de montagem e pipelines de CI/CD prontas para utilização, contando com suporte profissional e dedicado. Essas soluções são ideais para organizações que desejam focar exclusivamente na evolução de seu Core Business ou querem reduzir custos de manutenção da plataforma de desenvolvimento. Alguns exemplos são:

As linhas de montagem são a base tecnológica e contribuem diretamente com a velocidade e qualidade da solução entregue. Por essa razão, devem endereçar preocupações em termos de suporte, facilidade de manutenção, estabilidade, compatibilidade e evolução, seja através da capacitação de um time interno e/ou de um trusted advisor.

A RELAÇÃO ENTRE DEVOPS E INOVAÇÃO

A inovação nasce da comunicação entre pessoas imersas em perspectivas distintas, e uma ideia concebida para uma determinada aplicação acaba por encontrar seu propósito em outra situação ou ambiente distinto. É um processo baseado essencialmente em colaboração e criatividade.

A adoção do DevOps traz a oportunidade de mudanças na cultura organizacional e o aumento da colaboração entre as áreas, transformando processos críticos de desenvolvimento e implantação de software em fluxos automatizados simplificados e eficientes em termos de tempo e recursos, ajudando organizações a entregar produtos com alta qualidade, velocidade e eficiência através do cultivo de diferentes perspectivas e sua respectiva reconciliação.

Nesse sentido, deve ser encarado como um ingrediente essencial para inovação, fornecendo meios de entregar melhores experiências para atender as necessidades dos clientes em um mercado em constante evolução.

COMO PODEMOS AJUDAR?

A Icaro Tech atua no mercado ajudando na transformação digital dos nossos clientes há mais de 20 anos. Somos parceiros IBM e Red Hat e contamos com profissionais acreditados e capacitados para impulsionar a adoção de DevOps dentro das organizações.
Atuamos na automação do processo de DevOps e no desenvolvimento de software através de metodologias ágeis.

Preencha o formulário abaixo e solicite uma reunião consultiva com nossos especialistas para entender mais sobre como podemos ajudar nos seus desafios.

 

    18/03/2021
    Process Mining em Operações - Uma oportunidade subestimada

    É difícil encontrar melhor aplicação para Process Mining do que em operações. Eu sei que há toneladas de literatura sobre a aplicação de mineração de processos para P2P (Procure to Pay) e O2C (Order to Cash), em hospitais, jornada do cliente, experiência do usuário. Mas as operações me parecem o paraíso subestimado da aplicação de Process Mining.

    LEIA MAIS
    18/03/2021
    A Economia de APIs: Uma Questão de Sobrevivência Digital

    O termo "API Economy" ou "Economia de APIs" se refere a um conjunto de práticas e modelo de negócios orbitando em torno do papel das APIs na economia digital moderna, e diretamente representa a exposição de serviços e recursos digitais de uma organização em forma de interfaces que abstraem o consumo desses recursos.

    LEIA MAIS
    09/03/2021
    Por que a hiperautomação não é só um “hype”?

    Nos últimos anos, ouvimos muito sobre a implementação da automação para a realização de tarefas que, antes, só poderiam ser feitas por seres humanos. Tida como um dos pilares da transformação digital, a Hiperautomação foi considerada pelo Gartner como uma tendência global em seu relatório "Top 10 Strategic Technology Trends".

    LEIA MAIS

    CAMPINAS

    TEL.: +55 19 3731.8300

    SÃO PAULO

    TEL.: +55 11 3509.3000

    RIO DE JANEIRO

    TEL.: +55 21 3514.5900

    MIAMI

    TEL.: +1 305 424.8946
    A Icaro Tech atua na Transformação Digital das empresas, através de Automação com foco em Eficiência Operacional e Experiência do Usuário.
    linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram