Modernização de Aplicações - Microsserviços e APIs

Quando falamos de modernização de aplicações, duas tecnologias se destacam: microsserviços e APIs. Uma boa definição de microsserviços é apresentada pela Red Hat:

“Microsserviços são uma abordagem de arquitetura para a criação de aplicações. O que diferencia a arquitetura de microsserviços das abordagens monolíticas tradicionais é como ela decompõe a aplicação por funções básicas. Cada função é denominada um serviço e pode ser criada e implantada de maneira independente. Isso significa que cada serviço individual pode funcionar ou falhar sem comprometer os demais.”

Aos poucos, as aplicações de mercado, assim como as funções de rede (VNF), estão migrando para esse tipo de arquitetura. As vantagens são diversas:

  • Escalabilidade das aplicações.
  • Aplicações mais resilientes.
  • Facilidade na manutenção e evolução.
  • Facilidade no upgrade dos produtos.
  • Menor Time-to-market.

No entanto, para migrar, criar ou rodar aplicações baseadas em microsserviços, é necessário que a infraestrutura esteja pronta para a utilização e gerenciamento de Containers.

A Icaro Tech pode ajudar os clientes nessa jornada, implementando uma plataforma de cloud privada para execução e gestão de aplicações conteinerizadas como o IBM Cloud Private ou OpenShift, que roda e gerencia os Containers e auxilia na migração das aplicações monolíticas para microsserviços.

A importância das APIs

As APIs também fazem parte dessa nova arquitetura, já que, com o desacoplamento dos componentes de software, elas são as principais responsáveis pela comunicação entre esses componentes, além de expor e controlar os serviços disponíveis no ambiente, sejam eles baseados em microsserviços ou em aplicações monolíticas.

Ao organizar, documentar e catalogar todos os serviços em APIs, as empresas podem modernizar as suas aplicações em fases e tirar proveito das vantagens que as arquiteturas baseadas em microsserviços podem trazer.

A Icaro Tech é especialista em desenvolvimento de aplicações que utilizam o conceito de APIs e tem aplicado esse conceitos em diversas soluções, como:

Framework para Gestão de Rede Híbridas, que baseia-se na criação de uma camada de Rede como Serviços (NaaS), que entrega as funções de rede por meio de APIs.
Framework de Automação Inteligente, cujas interações e funções de automação podem ser expostas como serviços via API e consumidas por todas as áreas da empresa.
Framework de Automação do Atendimento ao Cliente, com toda a infraestrutura cognitiva estruturada em APIs.

Conheça as soluções da Icaro Tech de APIs e Infraestrutura Cloud, fale com nossos especialistas em sales@icarotech.com

04/10/2021
VEAs (Virtual Employee Assistants): o que representam no dia a dia das empresas

Vinícius RégisStrategic Projects Executive Atualmente, é muito comum pensarmos em assistentes virtuais como um suporte para a nossa rotina, como é o caso da Siri ou da Alexa. Frente a este cenário, é fato que esse tipo de tecnologia também pode (e deve!) ser aplicado na rotina de trabalho de empresas que buscam praticidade e […]

LEIA MAIS
01/09/2021
Como construir negócios antifrágeis

Gabriel AraujoHead of Customer Success Criado por Nassim Nicholas Taleb, o termo antifragilidade não é muito comum no mundo dos negócios (tirando, é claro, o ecossistema de investidores financeiros e adeptos do bitcoin, onde ele parece ter se popularizado). Porém, não há como negar que essa palavra é ideal para denominar as empresas que conseguiram […]

LEIA MAIS
24/08/2021
O Futuro do NOC (Network Operation Center)

Gilson MissawaHead de Marketing e Ofertas O que é um NOC? NOC (Network Operation Center ou Centro de Operações de Rede) é uma área responsável por realizar a monitoração ativa da infraestrutura de rede de uma empresa e garantir que ela esteja funcionando de forma adequada para entregar serviços de qualidade e evitar disrupções ou […]

LEIA MAIS

CAMPINAS

TEL.: +55 19 3731.8300

SÃO PAULO

TEL.: +55 11 3509.3000

RIO DE JANEIRO

TEL.: +55 21 3514.5900

MIAMI

TEL.: +1 305 424.8946
A Icaro Tech atua na Transformação Digital das empresas, através de Automação com foco em Eficiência Operacional e Experiência do Usuário.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram