MWC 2016, Dia 1: Do Telefone Móvel à Mobilidade. Da Mobilidade à integração e inclusão.

O MWC começou! E começou mostrando uma grande evolução, de um evento que iniciou focado em tecnologia de Telecom (GSM) para um evento sobre mobilidade.
Ainda contempla tecnologias móveis (foco em 5G) e grandes operadoras e provedores de Telecom, mas está cada vez mais focado na mobilidade e nas suas aplicações.

Se fala muito em 5G. Em geral, ligado a viabilização da capacidade necessária para suportar a evolução da comunicação, do texto para fotos e, mais recentemente, para vídeos, encaminhado para a realidade virtual. Também ouve-se muito sobre os custos de uma economia de escala, mas que ainda assim viabiliza o IOT.

O evento atrai, cada vez mais, novos participantes, incluindo mais soluções de TI, wearables e outras aplicações da mobilidade. O foco passou das operadoras para os usuários. E isto é muito positivo.

Neste sentido, é muito oportuno ver as discussões de como a tecnologia pode acelerar transformações e ser um fator de integração. Dois exemplos.

Mobile Banking como viabilizador de empréstimos de pequeno valor para não bancarizados. Pessoas que hoje só tem acesso a financiamentos informais com custo se transação e juros muito altos.

Ou ainda, a discussão estimulada por Mark Zuckerberg de levar a internet a todos os 4B de pessoas que ainda não tem acesso. Suas iniciativas incluem soluções inovadoras, como drones do tamanho de um 747 e com o peso de um carro, mas que podem viabilizar questões de custo e alcance. Além disto, ainda provoca as operadoras para conciliarem a evolução tecnológica do 5G para usuários de maior poder aquisitivo com a universalização de acesso.

Certamente veremos mais no futuro próximo. Quem sabe ainda nos próximos dias? Fique ligado!

12/04/2021
Multichannel e Omnichannel: Entenda a diferença

Gilson Missawa Head de Marketing e Ofertas O mercado tem falado bastante de estratégias multichannel e omnichannel nas mais diferentes verticais de negócio, como financeiro e varejo, dentre outros, mas vemos que muitas vezes tais conceitos não estão claros para todo mundo. As pessoas muitas vezes confundem os termos, assumindo que são a mesma coisa. […]

LEIA MAIS
18/03/2021
Process Mining em Operações - Uma oportunidade subestimada

É difícil encontrar melhor aplicação para Process Mining do que em operações. Eu sei que há toneladas de literatura sobre a aplicação de mineração de processos para P2P (Procure to Pay) e O2C (Order to Cash), em hospitais, jornada do cliente, experiência do usuário. Mas as operações me parecem o paraíso subestimado da aplicação de Process Mining.

LEIA MAIS
18/03/2021
A Economia de APIs: Uma Questão de Sobrevivência Digital

O termo "API Economy" ou "Economia de APIs" se refere a um conjunto de práticas e modelo de negócios orbitando em torno do papel das APIs na economia digital moderna, e diretamente representa a exposição de serviços e recursos digitais de uma organização em forma de interfaces que abstraem o consumo desses recursos.

LEIA MAIS

CAMPINAS

TEL.: +55 19 3731.8300

SÃO PAULO

TEL.: +55 11 3509.3000

RIO DE JANEIRO

TEL.: +55 21 3514.5900

MIAMI

TEL.: +1 305 424.8946
A Icaro Tech atua na Transformação Digital das empresas, através de Automação com foco em Eficiência Operacional e Experiência do Usuário.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram