MWC 2016, Dia 1: Do Telefone Móvel à Mobilidade. Da Mobilidade à integração e inclusão.

O MWC começou! E começou mostrando uma grande evolução, de um evento que iniciou focado em tecnologia de Telecom (GSM) para um evento sobre mobilidade.
Ainda contempla tecnologias móveis (foco em 5G) e grandes operadoras e provedores de Telecom, mas está cada vez mais focado na mobilidade e nas suas aplicações.

Se fala muito em 5G. Em geral, ligado a viabilização da capacidade necessária para suportar a evolução da comunicação, do texto para fotos e, mais recentemente, para vídeos, encaminhado para a realidade virtual. Também ouve-se muito sobre os custos de uma economia de escala, mas que ainda assim viabiliza o IOT.

O evento atrai, cada vez mais, novos participantes, incluindo mais soluções de TI, wearables e outras aplicações da mobilidade. O foco passou das operadoras para os usuários. E isto é muito positivo.

Neste sentido, é muito oportuno ver as discussões de como a tecnologia pode acelerar transformações e ser um fator de integração. Dois exemplos.

Mobile Banking como viabilizador de empréstimos de pequeno valor para não bancarizados. Pessoas que hoje só tem acesso a financiamentos informais com custo se transação e juros muito altos.

Ou ainda, a discussão estimulada por Mark Zuckerberg de levar a internet a todos os 4B de pessoas que ainda não tem acesso. Suas iniciativas incluem soluções inovadoras, como drones do tamanho de um 747 e com o peso de um carro, mas que podem viabilizar questões de custo e alcance. Além disto, ainda provoca as operadoras para conciliarem a evolução tecnológica do 5G para usuários de maior poder aquisitivo com a universalização de acesso.

Certamente veremos mais no futuro próximo. Quem sabe ainda nos próximos dias? Fique ligado!

01/08/2022
Inteligência artificial em telecomunicações: um investimento inadiável

Ricardo PalmiscianoSolutions Advisor   As projeções da Anatel indicam que o setor de telecomunicações investirá R$33,5 bilhões ao longo de 2022, valor 20% maior em relação ao ano passado, sinalizando ainda que os montantes continuarão crescendo nos próximos anos. A concorrência acirrada por reter e ganhar clientes, bastante característica da área, é um dos fatores […]

LEIA MAIS
13/05/2022
Turbonomic otimiza carga e eficiência em ambientes multicloud

O papel do Turbonomic é otimizar o uso da cloud e garantir o desempenho das aplicações antes que eles afetem a experiência do usuário. A ferramenta é uma plataforma de gerenciamento de recursos da IBM, orientada por inteligência artificial, capaz de otimizar o tempo, identificar problemas de alocação de recursos na Cloud e solucioná-los em […]

LEIA MAIS
05/05/2022
O Process Mining pode e deve ser aplicado em processos focados no cliente

Com as informações obtidas e descobertas pelo Process Mining, é possível verificar a conformidade de procedimentos, pontos de desvios, motivos e tendências pelo qual os clientes escolhem uma ou outra opção oferecida pelo chatbot no atendimento, comparações de comportamentos entre diferentes situações de forma visual, pontos de retrabalhos, lentidões, gargalos e muito mais.

LEIA MAIS

CAMPINAS

TEL.: +55 19 3731.8300

SÃO PAULO

TEL.: +55 11 3509.3000

RIO DE JANEIRO

TEL.: +55 21 3514.5900

MIAMI

sales@icarotech.com
A Icaro Tech atua na Transformação Digital das empresas, através de Automação com foco em Eficiência Operacional e Experiência do Usuário.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram