MWC 2016, Dia 2: Casos de uso: o direcionamento para a estrada desafiadora de 5G e IoT

MWC 2016, Dia 2: Casos de uso: o direcionamento para a estrada desafiadora de 5G e IoT

Olhando para o futuro, a estrada para o 5G e a disseminação de IoT está em aberto.
Esta estrada começa hoje, com alguns desafios conhecidos que devem ser superados.

Questões como a cobertura 4G, a qualidade heterogênea dos serviços e a monetização de dados estão em discussão, e precisamos resolvê-los para que a estrada até o 5G seja pavimentada.

Ainda mais quando os direcionadores chave para o 5G são melhoria da capacidade de rede e apoio à disseminação de IoT, onde os endpoints que predominam são máquinas, com tráfico de dados tendo que ser monetizado, e diferentes requerimentos relativos à largura de banda, latência e, o mais importante, confiabilidade.

Afinal, quem quer estar num carro autônomo que, de repente, perde a comunicação com outros carros e a infraestrutura à sua volta? Ainda, melhorar a interoperabilidade entre os múltiplos dispositivos e os players de mercado é um pré-requisito indispensável.

Do lado do negócio, o papel das operadoras de telecom ainda está em aberto. Algumas tentam atrair tráfego criando plataformas de IoT; outras são mais agressivas e criam aplicações para o usuário final. No entanto, mesmo entendendo que o crescimento delas no futuro - ou, talvez, sua sobrevivência - dependa do tráfego M2M, as operadoras continuam buscando um modelo de cálculo de ROI para o 5G.

Nesse meio tempo, outro ponto decisivo está em discussão: será que já começamos o Skynet? A computação cognitiva promete abrir a "Caixa de Pandora" dando uma maior capacidade de decisão para os sistemas. Por um lado, não seria excelente se um oncologista pudesse contar com o apoio da tecnologia na hora de examinar uma ressonância magnética e ter um diagnóstico mais preciso de câncer?

Leia Também: https://icarotech.com/blog/mwc-2018-softex-projeta-us-30-milhoes-em-negocios/

Ou a possibilidade de reduzir o número de acidentes de trânsito, uma vez que 80% deles estão relacionados a "erros humanos"? Entretanto, quais os limites morais? De acordo com os especialistas, os sistemas cognitivos são incríveis, mas são sistemas de apoio à tomada de decisão e os limites morais ainda devem ser impostos pelos humanos que os gerenciam. Certamente, este é um tópico que requer uma discussão mais aprofundada.

Mas, no final das contas, a maioria dos palestrantes e especialistas voltam a discutir casos de uso. E todos eles estão alinhados, mudando o foco para o usuário final. As discussões vão desde sistemas cognitivos, agronegócio, referências de IoT até Fórmula 1.

Assista ao nosso IcaroCast: https://www.youtube.com/watch?v=g3_ty-JL71w

Isso mesmo, a indústria de tecnologia agora usa a Fórmula 1 como direcionador para o desenvolvimento de novas tecnologias, exatamente como a indústria automotiva já faz há décadas. Isso indica que ficará cada vez mais difícil separar tecnologia e mobilidade das outras indústrias.

Como resultado, habilitar a participação de diferentes players nos múltiplos ecossistemas de IoT nos permitirá ver mais e mais aplicações e casos de uso. O que faz com que fique ainda mais difícil prever até onde podemos chegar.

26/10/2023
Sua empresa sabe explorar a IA Generativa?

Fabio CardosoAnalista de Sistemas Sênior na Icaro Tech   Sua empresa sabe explorar a IA Generativa? Se não usada de forma responsável, a adoção dessa tecnologia não é garantia de sucesso Antes do ChatGPT surgir, pouco ouvia-se falar sobre a inteligência artificial generativa, embora seja uma tecnologia que já existe há bastante tempo. Assim como […]

LEIA MAIS
26/09/2023
Como fazer uma gestão de alta performance dos projetos

Eduardo CarronPMO na Icaro Tech   Como fazer uma gestão de alta performance dos projetos Com o OKR e o Scrum, os gestores alcançam os objetivos e metas traçados, sem perderem o foco do que é prioritário para os negócios Não é segredo que a alta demanda de trabalho somada à velocidade que as mudanças […]

LEIA MAIS
05/09/2023
UX Design em projetos B2B

Marcel RochaUX Designer   UX Design em projetos B2B A aplicação de UX Design em projetos B2B desempenha um papel fundamental no sucesso de qualquer produto ou serviço. Embora o termo UX Design seja associado ao desenvolvimento de produtos, sistemas e interfaces digitais que ofereçam uma experiência positiva e satisfatória para o usuário final (B2C), […]

LEIA MAIS

CAMPINAS

TEL.: +55 19 3731.8300

SÃO PAULO

TEL.: +55 11 3509.3000

RIO DE JANEIRO

TEL.: +55 21 3514.5900

MIAMI

sales@icarotech.com
A Icaro Tech atua na Transformação Digital das empresas, através de Automação com foco em Eficiência Operacional e Experiência do Usuário.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram Secured By miniOrange