MWC 2016, Dia 2: Casos de uso: o direcionamento para a estrada desafiadora de 5G e IoT

MWC 2016, Dia 2: Casos de uso: o direcionamento para a estrada desafiadora de 5G e IoT

Olhando para o futuro, a estrada para o 5G e a disseminação de IoT está em aberto.
Esta estrada começa hoje, com alguns desafios conhecidos que devem ser superados.

Questões como a cobertura 4G, a qualidade heterogênea dos serviços e a monetização de dados estão em discussão, e precisamos resolvê-los para que a estrada até o 5G seja pavimentada.

Ainda mais quando os direcionadores chave para o 5G são melhoria da capacidade de rede e apoio à disseminação de IoT, onde os endpoints que predominam são máquinas, com tráfico de dados tendo que ser monetizado, e diferentes requerimentos relativos à largura de banda, latência e, o mais importante, confiabilidade.

Afinal, quem quer estar num carro autônomo que, de repente, perde a comunicação com outros carros e a infraestrutura à sua volta? Ainda, melhorar a interoperabilidade entre os múltiplos dispositivos e os players de mercado é um pré-requisito indispensável.

Do lado do negócio, o papel das operadoras de telecom ainda está em aberto. Algumas tentam atrair tráfego criando plataformas de IoT; outras são mais agressivas e criam aplicações para o usuário final. No entanto, mesmo entendendo que o crescimento delas no futuro - ou, talvez, sua sobrevivência - dependa do tráfego M2M, as operadoras continuam buscando um modelo de cálculo de ROI para o 5G.

Nesse meio tempo, outro ponto decisivo está em discussão: será que já começamos o Skynet? A computação cognitiva promete abrir a "Caixa de Pandora" dando uma maior capacidade de decisão para os sistemas. Por um lado, não seria excelente se um oncologista pudesse contar com o apoio da tecnologia na hora de examinar uma ressonância magnética e ter um diagnóstico mais preciso de câncer?

Leia Também: https://icarotech.com/blog/mwc-2018-softex-projeta-us-30-milhoes-em-negocios/

Ou a possibilidade de reduzir o número de acidentes de trânsito, uma vez que 80% deles estão relacionados a "erros humanos"? Entretanto, quais os limites morais? De acordo com os especialistas, os sistemas cognitivos são incríveis, mas são sistemas de apoio à tomada de decisão e os limites morais ainda devem ser impostos pelos humanos que os gerenciam. Certamente, este é um tópico que requer uma discussão mais aprofundada.

Mas, no final das contas, a maioria dos palestrantes e especialistas voltam a discutir casos de uso. E todos eles estão alinhados, mudando o foco para o usuário final. As discussões vão desde sistemas cognitivos, agronegócio, referências de IoT até Fórmula 1.

Assista ao nosso IcaroCast: https://www.youtube.com/watch?v=g3_ty-JL71w

Isso mesmo, a indústria de tecnologia agora usa a Fórmula 1 como direcionador para o desenvolvimento de novas tecnologias, exatamente como a indústria automotiva já faz há décadas. Isso indica que ficará cada vez mais difícil separar tecnologia e mobilidade das outras indústrias.

Como resultado, habilitar a participação de diferentes players nos múltiplos ecossistemas de IoT nos permitirá ver mais e mais aplicações e casos de uso. O que faz com que fique ainda mais difícil prever até onde podemos chegar.

20/04/2023
Conheça os benefícios operacionais e financeiros do Managed Services

Eduardo Zerio Managed Services Manager da Icaro Tech Conheça os benefícios operacionais e financeiros do Managed Services.  Aprimore sua operação ao investir em gestão, governança, práticas ágeis e automação No universo corporativo, é natural que as empresas cresçam e ganhem escala. Com isso, a infraestrutura de TI e as aplicações também crescem junto com o […]

LEIA MAIS
16/03/2023
CHATGPT: Entendendo a tecnologia para fins de negócio

Gabriel Samori Parreira Analista de Pré Vendas - Especialista em Chatbots Desde o fim de Novembro de 2022, vários canais vêm bombando ao falar sobre o modelo linguístico desenvolvido e disponibilizado pela OpenAI: o ChatGPT. Sua capacidade de gerar textos que parecem ter sido escritos por humanos tem impressionado o mundo: desde escolas tendo de […]

LEIA MAIS
03/03/2023
A tendência dos superapps também chegou no B2B das operadoras

Gilson Missawa Head de Marketing e Ofertas A tendência dos superapps também chegou no B2B das operadoras Os superapps contemplam, em um único software, recursos de aplicativos móveis, plataformas e um ecossistema. Possuem uma infinidade de funcionalidades e um ambiente para desenvolvimento de “miniaplicativos”. Gilson Missawa, Head of Marketing & Offerings da Icaro Tech, defende […]

LEIA MAIS

CAMPINAS

TEL.: +55 19 3731.8300

SÃO PAULO

TEL.: +55 11 3509.3000

RIO DE JANEIRO

TEL.: +55 21 3514.5900

MIAMI

sales@icarotech.com
A Icaro Tech atua na Transformação Digital das empresas, através de Automação com foco em Eficiência Operacional e Experiência do Usuário.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram Secured By miniOrange