Process Mining e as Operações de Telecom

Identificar processos e tarefas que possam ser automatizados ou ajustados, a fim de otimizar a operação de Telecom, é um dos principais benefícios do Process Mining. As análises de principais ofensores nos processos e sua causa raiz são mais eficazes, uma vez que permite identificar o ponto exato do processo com problemas.

As aplicações são diversas:

  • Análise do ciclo de operações de campo, identificando insights como problemas no despacho da OS, comportamentos no processo que causaram visitas improdutivas, tempos no processo que impactaram o SLA ou MTTR.
  • Análise de fluxos automatizados, como no caso de aprovisionamento, identificando gargalos de transações, lentidão entre etapas e retrabalhos ou desvios durante ativação, desativação ou modificação de recursos e serviços.
  • Análise da execução de manutenções na rede, corretivas ou preventivas, identificando tipos de OSs que mais impactam o processo, momentos exatos da execução em que ocorrem maiores intervalos de paradas, comportamento após rejeições ou cancelamentos.

Do ponto de vista tecnológico, o Process Mining é a ferramenta que preenche o gap entre BI e BPM. Ferramentas de BI não oferecem funcionalidades avançadas de data mining de forma eficiente e não são centradas nos processos, pois o foco está nos dados e nas decisões localizadas, ao invés do processo fim-a-fim (1).

A Icaro Tech é parceira da EverFlow, que foi listada como "Representative Vendor” no relatório do Gartner “Market Guide for Process Mining” de Junho de 2019.

(1) "Using Process Mining to Bridge the Gap between BI and BPM" - Wil van der Aalst, Eindhoven University of Technology, The Netherlands.

18/03/2021
Process Mining em Operações - Uma oportunidade subestimada

É difícil encontrar melhor aplicação para Process Mining do que em operações. Eu sei que há toneladas de literatura sobre a aplicação de mineração de processos para P2P (Procure to Pay) e O2C (Order to Cash), em hospitais, jornada do cliente, experiência do usuário. Mas as operações me parecem o paraíso subestimado da aplicação de Process Mining.

LEIA MAIS
18/03/2021
A Economia de APIs: Uma Questão de Sobrevivência Digital

O termo "API Economy" ou "Economia de APIs" se refere a um conjunto de práticas e modelo de negócios orbitando em torno do papel das APIs na economia digital moderna, e diretamente representa a exposição de serviços e recursos digitais de uma organização em forma de interfaces que abstraem o consumo desses recursos.

LEIA MAIS
09/03/2021
Por que a hiperautomação não é só um “hype”?

Nos últimos anos, ouvimos muito sobre a implementação da automação para a realização de tarefas que, antes, só poderiam ser feitas por seres humanos. Tida como um dos pilares da transformação digital, a Hiperautomação foi considerada pelo Gartner como uma tendência global em seu relatório "Top 10 Strategic Technology Trends".

LEIA MAIS

CAMPINAS

TEL.: +55 19 3731.8300

SÃO PAULO

TEL.: +55 11 3509.3000

RIO DE JANEIRO

TEL.: +55 21 3514.5900

MIAMI

TEL.: +1 305 424.8946
A Icaro Tech atua na Transformação Digital das empresas, através de Automação com foco em Eficiência Operacional e Experiência do Usuário.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram