Process Mining e as Operações de Telecom
Identificar processos e tarefas que possam ser automatizados ou ajustados, a fim de otimizar a operação de Telecom, é um dos principais benefícios do Process Mining. As análises de principais ofensores nos processos e sua causa raiz são mais eficazes, uma vez que permite identificar o ponto exato do processo com problemas.
Leia Também:
Torne a jornada digital de sua empresa simples, assertiva e inovadora
As aplicações são diversas:
- Análise do ciclo de operações de campo, identificando insights como problemas no despacho da OS, comportamentos no processo que causaram visitas improdutivas, tempos no processo que impactaram o SLA ou MTTR.
- Análise de fluxos automatizados, como no caso de aprovisionamento, identificando gargalos de transações, lentidão entre etapas e retrabalhos ou desvios durante ativação, desativação ou modificação de recursos e serviços.
- Análise da execução de manutenções na rede, corretivas ou preventivas, identificando tipos de OSs que mais impactam o processo, momentos exatos da execução em que ocorrem maiores intervalos de paradas, comportamento após rejeições ou cancelamentos.
Do ponto de vista tecnológico, o Process Mining é a ferramenta que preenche o gap entre BI e BPM. Ferramentas de BI não oferecem funcionalidades avançadas de data mining de forma eficiente e não são centradas nos processos, pois o foco está nos dados e nas decisões localizadas, ao invés do processo fim-a-fim (1).
Assista ao nosso IcaroCast:
Assessment para Transformação Digital
A Icaro Tech é parceira da EverFlow, que foi listada como "Representative Vendor” no relatório do Gartner “Market Guide for Process Mining” de Junho de 2019.
(1) "Using Process Mining to Bridge the Gap between BI and BPM" - Wil van der Aalst, Eindhoven University of Technology, The Netherlands.