Redes e TI: + Integração e Colaboração com a Gestão de Mudanças

O processo de Gestão de Mudanças permite coordenar, de forma controlada e adequada, todas as modificações que devem acontecer em sistemas e aplicações de redes e TI. Apesar das diferenças entre as operações de rede e TI, o processo de Gestão de Mudanças tem mais pontos em comum do que se imagina. Os ganhos da implementação desse processo são claros:

  • Redução dos riscos das mudanças.
  • Aumento da disponibilidade dos serviços.
  • Melhora na governança e rastreabilidade.
  • Maior produtividade.

Muitas empresas estão buscando maior integração e colaboração entre as áreas de TI e operação de rede, principalmente com a chegada de tecnologias de virtualização, como o NFV. Para auxiliar nesse modelo, a convergência dos modelos ITIL e eTOM (Business Process Framework) tem sido um tópico de interesse. Os dois modelos têm pontos de complementaridade e podem conviver.

Nesse contexto, ao implementar e escolher uma ferramenta de Gestão de Mudanças que seja aderente aos dois mundos, alguns pontos são essenciais, como aderência aos processos ITIL, utilização de um CMDB flexível e customizável, flexibilidade na parametrização da ferramenta para adicionar os casos específicos do mundo de telecomunicações e, por fim, uma integradora que tenha experiência nos dois mundos para que a implementação ocorra da melhor forma.

Além disso, é importante para o sucesso do projeto ter ganhos rápidos, mesmo que pequenos no início, para ganhar apoio para o projeto e mostrar resultados para o time executivo. Soluções que já atendem uma operação podem facilmente ser customizados para atender outra área, permitindo obter esses ganhos e ainda melhorar a produtividade da operação.

Quer saber mais sobre as soluções da Icaro Tech? Fale com nossos especialistas em sales@icarotech.com

18/03/2021
Process Mining em Operações - Uma oportunidade subestimada

É difícil encontrar melhor aplicação para Process Mining do que em operações. Eu sei que há toneladas de literatura sobre a aplicação de mineração de processos para P2P (Procure to Pay) e O2C (Order to Cash), em hospitais, jornada do cliente, experiência do usuário. Mas as operações me parecem o paraíso subestimado da aplicação de Process Mining.

LEIA MAIS
18/03/2021
A Economia de APIs: Uma Questão de Sobrevivência Digital

O termo "API Economy" ou "Economia de APIs" se refere a um conjunto de práticas e modelo de negócios orbitando em torno do papel das APIs na economia digital moderna, e diretamente representa a exposição de serviços e recursos digitais de uma organização em forma de interfaces que abstraem o consumo desses recursos.

LEIA MAIS
09/03/2021
Por que a hiperautomação não é só um “hype”?

Nos últimos anos, ouvimos muito sobre a implementação da automação para a realização de tarefas que, antes, só poderiam ser feitas por seres humanos. Tida como um dos pilares da transformação digital, a Hiperautomação foi considerada pelo Gartner como uma tendência global em seu relatório "Top 10 Strategic Technology Trends".

LEIA MAIS

CAMPINAS

TEL.: +55 19 3731.8300

SÃO PAULO

TEL.: +55 11 3509.3000

RIO DE JANEIRO

TEL.: +55 21 3514.5900

MIAMI

TEL.: +1 305 424.8946
A Icaro Tech atua na Transformação Digital das empresas, através de Automação com foco em Eficiência Operacional e Experiência do Usuário.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram