TIM VAI CONTRATAR PLATAFORMA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A TIM Brasil está à procura de um fornecedor do que será uma grande plataforma de inteligência artificial, capaz de organizar processos internos e automatizar o atendimento a clientes. Conforme Leonardo Capdeville, CTIO da operadora, a empresa vai lançar uma RFQ (chamamento para fornecedores apresentarem suas propostas) ainda neste ano. A previsão é que a escolha da plataforma seja feita já no primeiro trimestre, para implementação ainda em 2019.

Os setores em que a IA será implantada são os mais diversos e devem compreender, ao menos, CRM, interface com técnicos de campo, marketing, operação de rede. A tele já usa a tecnologia IBM Watson no relacionamento com técnicos. No caso, a Icaro Tech, parceira da IBM, criou a TAIS, uma interface capaz de conversar com técnicos e ativar os serviços em instalação ou manutenção. “Com a Tais, reduzimos em 60% o tempo de atendimento com os técnicos. Esperamos levar essa eficiência a outras áreas”, diz Capdeville.

Segundo ele, a nova IA deverá ser capaz de analisar o big data da TIM, gerado por mais de 70 milhões de clientes. “Queremos, com esse motor, trazer mais inteligência aos processos internos e que o sistema vá aprendendo mais sobre nossos clientes, que seja capaz, por exemplo, de oferecer o melhor produto dentro do interesse de cada um”, afirma.

A iniciativa também deve ter reflexos sobre o atendimento em canais digitais. “Apesar do aumento do atendimento por esses canais, não estamos satisfeitos, pois sabemos que o crescimento poderia ser bem maior”, acrescenta o executivo. A contratação faz parte da reestruturação da vice-presidência de tecnologia da companhia, que passou a responder também pela transformação digital da operadora.

18/03/2021
Process Mining em Operações - Uma oportunidade subestimada

É difícil encontrar melhor aplicação para Process Mining do que em operações. Eu sei que há toneladas de literatura sobre a aplicação de mineração de processos para P2P (Procure to Pay) e O2C (Order to Cash), em hospitais, jornada do cliente, experiência do usuário. Mas as operações me parecem o paraíso subestimado da aplicação de Process Mining.

LEIA MAIS
18/03/2021
A Economia de APIs: Uma Questão de Sobrevivência Digital

O termo "API Economy" ou "Economia de APIs" se refere a um conjunto de práticas e modelo de negócios orbitando em torno do papel das APIs na economia digital moderna, e diretamente representa a exposição de serviços e recursos digitais de uma organização em forma de interfaces que abstraem o consumo desses recursos.

LEIA MAIS
09/03/2021
Por que a hiperautomação não é só um “hype”?

Nos últimos anos, ouvimos muito sobre a implementação da automação para a realização de tarefas que, antes, só poderiam ser feitas por seres humanos. Tida como um dos pilares da transformação digital, a Hiperautomação foi considerada pelo Gartner como uma tendência global em seu relatório "Top 10 Strategic Technology Trends".

LEIA MAIS

CAMPINAS

TEL.: +55 19 3731.8300

SÃO PAULO

TEL.: +55 11 3509.3000

RIO DE JANEIRO

TEL.: +55 21 3514.5900

MIAMI

TEL.: +1 305 424.8946
A Icaro Tech atua na Transformação Digital das empresas, através de Automação com foco em Eficiência Operacional e Experiência do Usuário.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram