Código de Ética e Conduta

1. Objetivo
Esse documento tem como objetivo instituir o Código de Ética da ÍCARO TECHNOLOGIES junto a todos os agentes com os quais a empresa se relaciona: colaboradores, prestadores de serviços, parceiros, clientes, fornecedores, sócios e comunidade. O Código de Ética é um importante guia para tomada de decisão em toda e qualquer oportunidade de negócio e relacionamento, assim como nas diversas atividades de nossos colaboradores, abordando temas como: relacionamento com o público externo, relacionamento com o público interno e relacionamento com o poder público. Visa garantir e assegurar que o desenvolvimento das atividades da Ícaro ocorra em um ambiente ético e de acordo com o ordenamento jurídico vigente no Brasil e em outros países nos quais haja operações da empresa. Os termos descritos neste documento devem ser conhecidos, respeitados e principalmente praticados por todos.

2. Aplicação
Essa política aplica-se a todos os colaboradores, estagiários, prestadores de serviço, consultores, fornecedores e parceiros.

3. Vigência
O presente documento foi aprovado pela Diretoria e pelo Comitê de Ética, passando a vigorar a partir da data de sua publicação , 21/10/2015, com prazo de validade indeterminado.

4. Diretrizes Gerais
4.1. A ética pressupõe uma conduta interior independente da norma, seja da pessoa física ou da pessoa jurídica, que repugna a prática de atos contrários à consciência e às regras de convivência aceitas pela sociedade, sejam decorrentes de usos e costumes ou que estejam materializadas em leis, regulamentos ou convenções cuja inobservância possa causar danos de ordem material ou moral ao próximo.
4.2. A Ícaro acredita que aqueles que almejam crescer e ter sucesso devem ter suas condutas, tanto na vida profissional como nas relações interpessoais na esfera privada, pautadas por elevados princípios éticos e morais.
4.3. Todos os colaboradores devem conhecer e respeitar os valores da Ícaro. Eles estão disponíveis no site http://www.icarotech.com/cala/pt/quem-somos/.
4.4. Não é aceito qualquer operação em beneficio próprio que possa caracterizar ou que tenha potencial para configurar um conflito de interesse.
4.5. Este Código de Ética tem força legal de Regulamento de Empresa e o seu não cumprimento dos itens descritos nessa política de parte daqueles cujo vínculo seja empregatício pode acarretar em advertência verbal, escrita ou, dependendo da gravidade cometida, em desligamento por justa causa, nos termos da lei trabalhista.

5. Das Relações com os Colegas
5.1. É vedado quaisquer formas de discriminação, da pratica de assédio moral, sexual, existencial ou outros, privilégio e preconceito, seja a religião, classe social, sexo, raça, idade, condições especiais, política, origem ou outra categoria protegida por lei, dentro do ambiente de trabalho. Da mesma forma também é vedado a pratica no ambiente de trabalho de gracejos fortuitos, comentários depreciativos, piadas de mau gosto envolvendo raça, estereótipo, crença, nacionalidade ou qualquer outra característica pessoal assim como tratamento de colegas por intermédio de vulgos ou apelidos que notoriamente possam causar embaraço, constrangimento ou expor o envolvido a uma situação que possa ser considerada ridícula, vexatória ou atentatória à dignidade da pessoa humana.
5.2. Em nenhuma hipótese o colaborador deve manifestar ou se envolver no local de trabalho em atitudes violentas ou ameaças, deselegante ou descortês, seja verbal ou física, para fazer prevalecer o seu ponto de vista sobre assuntos relacionados ou não às atividades da empresa, que possam comprometer a existência e manutenção de um ambiente saudável.
5.3. A contratação ou a permanência de um colaborador na Ícaro que tenha relacionamento com alguém que possa causar conflito de interesse ou parcialidade deve ser avaliada pela Diretoria.
5.4. O colaborador deve informar ao seu gestor quando houver a existência de cônjuge ou parentes que trabalhem em empresas concorrentes, fornecedores ou parceiros. Isso deve ser informado no momento da contratação, ou em caso posterior, no momento em que ocorrer.

6. Das Utilizações de Ativos
6.1. As senhas de acesso aos programas e sistemas da Ícaro pelos colaboradores são de uso pessoal e intransferível. Não devem ser reveladas e nem permitir que terceiros utilizem-nas.
6.2. O uso da internet está principalmente relacionado ao trabalho. Para outros casos deve ser utilizado com moderação, não interferindo na produtividade do colaborador. Qualquer tipo de comunicação ou material obsceno, ofensivo, jogos, entre outros não relacionados ao trabalho, não devem ser acessados e nem enviados a terceiros.
6.3. É proibido utilizar softwares não autorizados (piratas) ou produzir cópias dos softwares de propriedade da Ícaro.
6.4. Todas as informações que trafeguem ou são armazenadas nos ativos da empresa, são de propriedade da Ícaro e podem ser monitoradas.
6.5. Ativos da Ícaro não devem ser enviados ou disponibilizados a terceiros sem a autorização do gestor.
6.6. Todos os produtos e serviços desenvolvidos na Ícaro são de propriedade da Ícaro.
6.7. As atividades pessoais não devem ser apontadas como horas trabalhadas. A utilização das instalações, materiais ou equipamentos da Ícaro para fins particulares deve ser de forma moderada.
6.8. Utilizar de forma ética e consciente os recursos da empresa, seja computacional ou de comunicação.

7. Da Utilização das Dependências Física
7.1. O colaborador não deve comercializar produtos de forma habitual para lucro próprio nas dependências da empresa.
7.2. Não é aceito ou tolerado o consumo de drogas de qualquer natureza dentro das dependências da Ícaro. Essa proibição é extensiva a bebidas alcoólicas, salvo em ocasiões especiais propostas pela Diretoria.
7.3. Todas as pessoas devem estar identificadas e, se visitante, ser acompanhado por um colaborador da Ícaro durante o período em que permanecer nas dependências da empresa.

8. Das Relações com o Público Externo
8.1. A Ícaro é uma empresa consciente de sua responsabilidade social, ambiental e empresarial.
8.2. Por atuar em segmento no qual a inovação é fator que diferencia os “players” a Ícaro tem como inadmissível, sob qualquer hipótese ou justificativa, a violação do direito de pessoa ou empresa que esteja protegido por patente, direito de propriedade intelectual, segredo comercial ou direito autoral.
8.3. Somente pessoas autorizadas pela Diretoria da Ícaro poderão prestar declarações públicas ou conceder entrevistas a órgãos de imprensa em nome ou em função da empresa.
8.4. Nenhuma forma de comunicação com a finalidade técnica, institucional, comercial ou administrativa deve ser produzida com a pretensão de induzir seus destinatários ao erro ou a uma falsa percepção daquilo que se quer transmitir, seja por voz, dados, escrita ou qualquer forma de comunicação não verbal.
8.5. A Ícaro não participa e nem apoia movimentos partidários e nem se engaja em campanhas políticas, bem como não incentiva seus colaboradores ativos a se candidatarem a cargos políticos ou ocupar empregos públicos, em qualquer esfera de poder. O colaborador que vier a se interessar por um cargo politico deverá pleitear o seu afastamento antes de lançar a sua candidatura assim como aquele que desejar um emprego publico deverá se desligar da empresa antes da investidura.
8.6. Presentes com valor simbólico de até meio salário mínimo nacional poderão ser aceitos, mas o colaborador deve comunicar o seu gestor.
8.7. Para os presentes de valor superior ao determinado no item anterior, o profissional deve informar por e-mail ao comitê de ética, para análise, bem como encaminhar ao RH que verificará a melhor finalidade do mesmo. Podendo ser devolvido, doado para uma instituição de caridade ou sorteado em algum evento da empresa.
8.8. Não é aceito na Ícaro a contratação ou subcontratação de mão de obra infantil ou mão de obra escrava de qualquer natureza. Este principio é extensivo a todos os fornecedores e prestadores de serviços que possuem relação comercial com a empresa e nos respectivos contratos ou ordens de serviço deverão constar cláusulas com esta restrição.
8.9. Todo trabalho deve ser remunerado de forma digna, assim entendido compatível com os princípios de mercado, da livre iniciativa e mediante a apresentação de documentação prevista em lei e devidamente regularizada.
8.10. Todo pagamento efetuado pela Ícaro deve ser comprovado com documentos legais na forma e na essência, refletindo fielmente uma mercadoria adquirida ou um serviço efetivamente prestado e condizente com o objeto social da empresa e em hipótese alguma deve ser efetuado pagamentos que visem, direta ou indiretamente, a obtenção de vantagens, celebração de negócios ou influenciar decisões.
8.11. A Ícaro não oferece nenhum tipo de benefício, prêmio, pagamento adicional ou qualquer outro tipo de bonificação para a concretização de seus negócios. Eventuais descontos e outras vantagens em negociações com clientes existentes ou potenciais somente podem ser concedidos se alinhados com as politicas comerciais da empresa e desde que sejam em beneficio da própria empresa contratante.

9. Da Conformidade com a Lei
9.1. Todas as operações e transações da Ícaro são embasadas nas leis vigentes da União, Estados, Municípios e nos países onde a empresa atua, não sendo permitida ou tolerada nenhuma ação que possa causar, direta ou indiretamente, danos ao patrimônio público.
9.2. A Icaro não permite violação da lei, práticas ilegais de quaisquer natureza e não tolera que pessoa alguma ou empresa que se envolva em práticas ilegais continue a ter vínculos com ela, direta ou indiretamente, sob qualquer forma jurídica, devendo ser encerrada imediatamente a relação contratual tão logo a empresa tomar conhecimento do fato ou da prática ilegal.

10. Denúncias
10.1. Caso um profissional identifique ou suspeite de fraude ou violação aos princípios estabelecidos neste código deve imediatamente entrar em contato com o Comitê de Ética através dos canais de acesso colocados à disposição.
10.2. Todas as denúncias serão analisadas pelo Comitê de Ética e aquelas que não forem confirmadas serão arquivadas.

11. Dúvidas
Os casos não previstos ou as dúvidas encontradas nesse código devem ser submetidos ao Comitê de Ética e a Reunião de Sócios em ultima instância, se necessário.

12. Canais de Acesso
Os canais de acesso tem o objetivo de receber críticas, sugestões, denúncias e reclamações, com total garantia de respeito, sigilo e confidencialidade e de que não haverá represálias ou qualquer interferência na carreira do denunciante.
12.1. Comitê de Ética O Comitê de Ética é formado pelos heads: F&A, People e Customer Success. As demandas são analisadas pelo Comitê de Ética através do e-mail: etica@icarotech.com.

CAMPINAS

TEL.: +55 19 3731.8300

SÃO PAULO

TEL.: +55 11 3509.3000

RIO DE JANEIRO

TEL.: +55 21 3514.5900

MIAMI

TEL.: +1 305 424.8946
A Icaro Tech atua na Transformação Digital das empresas, através de Automação com foco em Eficiência Operacional e Experiência do Usuário.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram