Porque as operadoras de telecom devem adotar os superapps em 2024
É impossível negar que a Internet virou um item indispensável na vida das pessoas. Praticamente, tudo que fazemos demanda Internet, como, por exemplo, enviar mensagens de texto, enviar/assistir vídeos, fazer chamadas de vídeo, assistir a filmes/séries nos streamings, trabalhar remotamente, etc.
A pesquisa TIC Domicílios 2023, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), quantifica o quanto os indivíduos estão cada vez mais aderentes à Internet. Apenas no ano passado, 84% da população brasileira com 10 anos ou mais usou a Internet, o que representa 156 milhões de pessoas.
Essa dependência impacta diretamente o setor de telecomunicações, que está cada vez mais pressionado a ofertar Internet ininterruptamente para seus clientes. A alta demanda por um serviço de qualidade e 24×7 exige que as telecoms tenham uma operação robusta e estruturada a ponto de conseguir suprir tal necessidade pela Internet, evitando qualquer falha na rede.
Embora pareçam simples detalhes da função, essa autonomia na execução das tarefas gera uma economia significativa de tempo na resolução de cada chamado para as telecoms – o que, automaticamente, diminui os tickets abertos e a indisponibilidade das redes, resultando também no aumento da qualidade dos atendimentos, que reverbera na melhora dos indicadores da Anatel.
Leia Também:
Process Mining e as Operações de Telecom
Além disso, a gestão dos serviços de campo se torna muito mais minuciosa e completa porque os gestores conseguem acompanhar, em tempo real, a localização de cada técnico de campo, se estão em atendimento, se estão no local certo, as trocas de mensagens por chat e uma série de outras funções do dia a dia que proporcionam uma visão detalhada do trabalho de cada técnico de campo.
A grande vantagem das telecoms aderirem aos superapps para proporcionar melhores serviços aos seus clientes é que essa ferramenta pode ser aprimorada continuamente, conforme o mercado evolui e as demandas mudam. Ou seja, o superapp não é apenas uma tecnologia e sim um grande aliado que pode realmente agregar valor tanto na operação quanto no serviço dos profissionais que o utilizam.
Indo além da parte técnica, é possível, por exemplo, adicionar uma funcionalidade no superapp que disponibiliza acesso a materiais de treinamento, com dicas de como executar determinadas tarefas, liberações, verificações, guias de atendimento, conhecimentos em geral que agregam aos profissionais. Isso significa que essa ferramenta pode gerar benefícios que ultrapassam os limites da tecnologia em si, atuando como um instrumento completo de suporte à empresa, que pode agregar inúmeras funções.
Embora as telecoms estejam cada vez mais pressionadas a ofertar Internet de qualidade e ininterrupta, há soluções no mercado que conseguem suportar essa alta demanda e dar total subsídio para essas companhias atuarem com precisão e excelência. É um investimento inadiável em 2024, que irá impactar positivamente em todo o processo, resultando em economia de tempo e recurso, em aumento da qualidade dos serviços prestados, na melhora das ferramentas de trabalho oferecidas aos técnicos de campo e, acima de tudo, no aumento da satisfação dos clientes, que terão suas falhas diminuídas cada vez mais. Uma melhoria de dentro para fora.
Matéria Publicada:
Portal Teletime
15.01.2024