Por que é tão fácil perder o foco na gestão de projetos?

hello world!

Por que é tão fácil perder o foco na gestão de projetos?

A atual dinâmica acelerada do mundo corporativo faz com que os gestores percam o foco dos objetivos estabelecidos e mirem em propósitos errados, que os levam para longe dos resultados esperados.

Fazer uma gestão de alta performance dos projetos com foco em resultados é um grande desafio para as empresas, principalmente diante da alta demanda de trabalho e da velocidade que as mudanças acontecem no universo corporativo, ocasionadas pela constante chegada das novidades tecnológicas e pela competitividade excessiva do mercado.

Levando esse cenário em consideração, que se tornou “normal” no dia a dia corporativo, sabemos que é muito fácil as empresas e os gestores se perderem dos objetivos estratégicos traçados, terem dificuldades de priorização e, por conta disso, tomarem decisões que não levam ao cumprimento das metas estabelecidas.

Para evitar que isso aconteça, é imprescindível contar com o auxílio de metodologias que ajudem a manter o foco nos objetivos corretos, como o OKR (Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-Chave, em português). Ao contrário do que muitos pensam, a filosofia ágil está cada vez mais presente em diferentes áreas das companhias latino-americanas, como mostra a pesquisa “A Agilidade na América Latina 2022: de Agile a Agility”, realizada pelo MIT Technology Review.

O estudo – que conversou com 388 líderes de Transformação Ágil e especialistas em agilidade da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru – apurou o grau de impacto da implementação da agilidade, e os principais foram: maior visibilidade das iniciativas (apontada por 63% dos entrevistados); rapidez na entrega de produtos ou serviços (60%); alinhamento entre negócio e TI (59%); aumento de produtividade (56%); maior capacidade para lidar com mudança de prioridades (56%); e aumento da moral da equipe (52%).

Leia Também:
Inteligência artificial (IA) em telecomunicações: um investimento inadiável

Independentemente dos projetos serem de TI ou não, adotar, por exemplo, o OKR junto com o Scrum (framework para gestão de projetos ágeis) é uma decisão que potencializa demais a gestão dos projetos, porque melhora a visão estratégica, auxilia na definição dos objetivos, mostra os caminhos para medir os KRs e impede que os projetos saiam da direção certa.

Ao unir estas duas metodologias, as atividades que entram na timeline de produção devem, obrigatoriamente, estar atreladas aos resultados-chave e aos objetivos. Isso faz com que o time não desfoque das metas ou não se perca nos objetivos finais. Além disso, o OKR e o Scrum auxiliam os gestores a estabelecer questões importantes, como:

  • Definição de objetivos claros entre todos os envolvidos
  • Direcionamento na priorização do backlog
  • Entregas totalmente alinhadas com os objetivos
  • Foco nos resultados mantendo toda a equipe na direção certa
  • Mensurar, através dos resultados- chave, o caminho correto para o cumprimento dos objetivos

Vale ressaltar que para aderir às metodologias ágeis com o intuito de não só entregar ao mercado produtos e serviços mais rapidamente, mas sim de ter um melhor controle da gestão dos projetos, é necessário engajar todos os níveis da organização. Assim, todos, sem exceção, conseguem ver os reais impactos positivos que o OKR e o Scrum trazem para seus trabalhos, bem como como entender, de fato, a finalidade de cada entrega.

Inclusive, quando bem aplicados dentro dos projetos, ambas as metodologias podem ajudar a eliminar o overhead, impactando de forma benéfica as finanças do negócio. Ou seja, não se trata apenas de ser o mais rápido do mercado em termos de lançamentos, os benefícios do OKR e do Scrum melhoram significativamente o controle dos projetos e apoiam substancialmente no atingimento dos objetivos, evitando que as empresas não consigam cumprir as metas estabelecidas e, consequentemente, auxilia no andamento dos negócios. Pense nisso, seja ágil e faça uma gestão de alta performance.

Matéria publicada no portal:
InforChannel
05.09.2023

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram